EFAF - CARTA ABERTA PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS
CARTA ABERTA - EF ANOS FINAIS
CARTA ABERTA
À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS
ID: F37
Texto
base para a proposta de redação:
A
população envelheceu em um contexto sociopolítico pouco favorável. Por um lado,
temos idosos que exerceram durante toda a vida atividades laborais
desgastantes, principalmente na agricultura e na produção artesanal, e que, por
isso, não tiveram oportunidade de obter educação formal. Por outro, as mulheres
envelheceram em uma época cujo papel social era voltado exclusivamente para os
cuidados doa casa, dos filhos e dos mais velhos, ficando constantemente à
margem da educação formal.
CONTEXTUALIZAÇÃO
E COMANDO: Imagine que o município em que você mora haja um considerável número
de idosos ainda não alfabetizados. Imagine ainda que, depois de muitas
tentativas para solucionar a questão – sem resultado satisfatório – a comunidade
da escola em que você estuda (alunos, famílias, educadores, colaboradores etc.)
tenha se mobilizado em favor da causa. Coube a você redigir uma CARTA ABERTA,
em nome da comunidade escolar, endereçada à Secretaria de Estado da Educação do
município, para apresentação e discussão da causa, e, ao final, pedir que seja
feito um projeto voltado à alfabetização dos idosos.
Essa
CARTA ABERTA será afixada em pontos estratégicos do município. Escreva de 25 a
30 linhas.
Só para lembrar...
A CARTA ABERTA é um gênero textual argumentativo e reivindicatório. A principal característica da CARTA ABERTA é permitir que uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas pretensões/reivindicações acerca de algo que, normalmente, não alcançou de modo particular – então a necessidade de um apelo “aberto”. A CARTA ABERTA, obviamente, trata de assuntos de interesse coletivo.
Como fazer uma CARTA ABERTA?
A composição da CARTA ABERTA é maleável. Ainda que não necessariamente nesta ordem, a CARTA ABERTA, geralmente, os elementos da carta tradicional, quais sejam: local, data, vocativo (normalmente um destinatário coletivo ou órgão público), apresentação do remetente (normalmente uma coletividade), síntese do assunto, discussão e sugestões do remetente para a solução de problemas, agradecimento (opcional), despedida (opcional) e assinatura – geralmente, uma pessoa assina a CARTA em nome da coletividade.
A CARTA ABERTA pode ser escrita em 1.ª ou 3.ª pessoa do singular ou do plural. Geralmente,
contém título (CARTA ABERTA) e subtítulo, que procura adiantar quem é o
remetente, o destinatário e o assunto. Por exemplo: