VOLTAR PARA OS TEMAS

[FZN] EF - ARTIGO - LEITURA E REMIÇÃO DE PENA

ARTIGO DE OPINIÃO - EF

LEITURA E REMIÇÃO DE PENA

ARTIGO DE OPINIÃO

ID: FZN


Texto I

O QUE É REMIÇÃO DE PENA?

Remissão de pena é a possibilidade de o preso abreviar o tempo do cumprimento da pena privativa de liberdade por meio do trabalho, do estudo e da leitura. A finalidade da remição é não só evitar o ócio do presidiário, como também dar a ele a oportunidade de conhecimento e ressocialização, que nada mais é do que direito de o ex-presidiário retornar ao pleno convívio social, com a reorganização de sua vida.

Gislaine Buosi


Texto II


Charge de Laerte


Texto III

A possibilidade de remir a pena por meio da leitura já é realidade em diversos presídios do país. De acordo com a Recomendação nº 44/2013 do CNJ, deve ser estimulada a remição pela leitura como forma de atividade complementar, especialmente para apenados aos quais não sejam assegurados os direitos ao trabalho, à educação e à qualificação profissional. (...) Segundo a norma, o preso deve ter o prazo de 21 a 30 dias para a leitura de uma obra, apresentando, ao final do período, uma resenha a respeito do assunto, que deverá ser avaliada pela comissão organizadora do projeto. Cada obra lida possibilita a remição de quatro dias de pena, com o limite de doze obras por ano, ou seja, no máximo 48 dias de remição por leitura a cada doze meses.

Internet: <www.cnj.jus.br>, adaptado.


Texto IV

A leitura é um poderoso instrumento de ascensão social, de amadurecimento do leitor em relação à sua função dentro de uma complexa sociedade, de absorção da sua cultura ao redor (...). É uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda à própria vida do ser humano.

Fernanda M. dos Santos, Gesuína de F. E. Leclerc e Luciano C. Barbosa.

Leitura que liberta: uma experiência para remição de pena no Distrito Federal. In: Fernanda Marsaro dos Santos et al. (Org.). Educação nas prisões. 1.ª ed. Jundiaí: Paco, 2019, p. 21., adaptado.


COMANDO: Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO em que você se posicione a respeito da seguinte proposição: LEITURA - ESTRATÉGIA INTELIGENTE PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO.

Seu texto deverá ter de 20 a 25 linhas.



ARTIGO DE OPINIÃO, como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo.

Inserido nos grandes jornais, o Artigo é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais.

O Artigo, geralmente, é escrito na 1.ª pessoa, leva título e assinatura.

A estrutura do Artigo de Opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.

ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.