VOLTAR PARA OS TEMAS

[FY1] EF - ARTIGO - BIBLIOTECA HUMANA

ARTIGO DE OPINIÃO - EF

BIBLIOTECA HUMANA

ARTIGO DE OPINIÃO

ID: FY1


Leitura:

Não julgue um livro pela capa! É desta maneira que a Biblioteca Humana se apresenta em seu site oficial. Fundada em Copenhagen, na Dinamarca, em 2000, como iniciativa da ONG Stop the Violence! O projeto se espalhou mundo afora com o intuito de levar o aprendizado através de livros mais que interativos: as próprias pessoas.



https://www.hypeness.com.br/1/2015/10/biblioteca5.jpg 

O acervo da biblioteca conta com assuntos relacionados a experiências humanas e podem ser acessados através da contação dessas histórias pelas próprias pessoas que a vivenciaram. A instituição trabalha, principalmente, com grupos de voluntários que geralmente são estereotipados pela sociedade, como minorias sexuais, religiosas ou raciais.

Ao escolher uma história para ouvir, o usuário é levado até uma área de discussão onde conhece a pessoa que ministrará o conteúdo. Lá, ele poderá escutar o “livro humano” e questionar, tirar dúvidas: tornando a experiência enriquecedora para ambas as partes.

A fim de incentivar o diálogo e promover o compartilhamento de culturas diferentes surgiu o projeto. Segundo a instituição, “o propósito é desafiar o que nós pensamos saber sobre outros membros da comunidade, desafiar os nossos estereótipos e preconceitos num ambiente positivo, onde as perguntas difíceis são aceitas, esperadas e agradecidas”.

https://www.hypeness.com.br/2015/10/biblioteca-humana-permite-aprender-ouvindo-pessoas-ao-inves-da-leitura-de-livros/, adaptado


COMANDO: Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o tema: BIBLIOTECA HUMANA – NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA! Em seu texto, você deverá opinar sobre a iniciativa da ONG Stop the Violence, em levar ao conhecimento do público histórias de vida de pessoas discriminadas pela sociedade. Escreva de 20 a 25 linhas.


Você já sabe, mas não custa lembrar...

O ARTIGO DE OPINIÃO, como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo.

Inserido nos grandes jornais, o Artigo é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais.

O Artigo, geralmente, é escrito na 1.ª pessoa, leva título e assinatura.

A estrutura do Artigo de Opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.


ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.