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MODELO ENEM - DESIGUALDADE SOCIAL

ENEM

DESIGUALDADE SOCIAL

MODELO ENEM

ID: DVM

 


Texto I


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Texto II

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou de um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida. Esses aspectos abrangem liberdade de expressão, de escolha, satisfação no trabalho e acesso a direitos básicos como voto, saúde, educação, habitação e saneamento básico. (...)

Quais os grupos mais vulneráveis à desigualdade social?

A desigualdade social pode surgir por meio da compreensão coletiva dos papéis no extrato social, pelo predomínio de estereótipos, práticas racistas ou sexistas. Por esse motivo, os grupos mais vulneráveis a ela são pessoas de baixa renda, de menor nível de educação e de integrantes de minorias historicamente negligenciadas (negros, mulheres, índios, ciganos e imigrantes, por exemplo). (...)

Quais os cenários mais comuns para a desigualdade?

Ela pode ser subdividida em três tipos principais: econômica, social e política, tipos intimamente ligados entre si, uma vez que nenhum tipo de desigualdade ocorre em detrimento dos demais. Por exemplo, uma família vítima da má distribuição de renda possivelmente terá crianças em situação de insegurança alimentar. Com a saúde comprometida, elas aprenderão menos na escola e terão menores chances de realização profissional. Já a desigualdade econômica refere-se à concentração de renda e riqueza, enquanto a política remete à diferença de direitos de participação política e baixos níveis de inclusão em processos decisórios na cidadania.

https://www.oxfam.org.br/blog/desigualdade-social-um-panorama-completo-da-realidade-mundial/, adaptado


Texto III

Num ranking organizado pelo Banco Mundial com 35 países de Europa, África e América Latina para avaliar a igualdade de oportunidades entre seus cidadãos, o Brasil aparece em penúltimo lugar. Nos últimos anos, o Brasil conseguiu progredir por uma feliz conjunção de fatores. Milhões de jovens chegaram ao mercado de trabalho com o diploma do Ensino Médio. Seguindo a lei de oferta e demanda, eles acabaram baixando a diferença salarial em relação aos que só terminaram o Ensino Fundamental. Ao mesmo tempo, o crescimento do setor de serviços elevou a procura por trabalhadores menos qualificados, o que aumentou os salários.  

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/por-que-e-tao-desigual-799833.shtml?func=2



Texto IV

Os benefícios de pequenas ações para frear a desigualdade falam por si só. Um ligeiro aumento de 1,5% no imposto sobre a riqueza dos multimilionários de todo o mundo seria suficiente para que todas as crianças do mundo estejam na escola, bem como para a provisão de serviços básicos de saúde nos países mais pobres. Investir em serviços públicos gratuitos também é essencial para acabar com a brecha entre as pessoas ricas e o restante. Todos os anos, 100 milhões de pessoas em todo o mundo ficam mais pobres por terem que pagar para receber assistência médica. De 2009 a 2014, pelo menos 1 milhão de mulheres morreu durante o parto, devido à falta de serviços básicos de saúde.

http://www.revistaforum.com.br/2014/11/26/o-desafio-da-desigualdade-social-ricos-com-mais-1-bilhao-de-dolares-cresceram-38/

 


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Os desafios para superar a desigualdade social no Brasil”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.