DESIGUALDADE SOCIAL
MODELO ENEM
ID: DVM
Texto I
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Texto II
A desigualdade social é
oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou
prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou de um grupo e,
consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida. Esses
aspectos abrangem liberdade de expressão, de escolha, satisfação no trabalho e
acesso a direitos básicos como voto, saúde, educação, habitação e saneamento
básico. (...)
Quais os grupos mais
vulneráveis à desigualdade social?
A desigualdade social
pode surgir por meio da compreensão coletiva dos papéis no extrato social, pelo
predomínio de estereótipos, práticas racistas ou sexistas. Por esse motivo, os
grupos mais vulneráveis a ela são pessoas de baixa renda, de menor nível de
educação e de integrantes de minorias historicamente negligenciadas (negros,
mulheres, índios, ciganos e imigrantes, por exemplo). (...)
Quais os cenários mais
comuns para a desigualdade?
Ela pode ser subdividida
em três tipos principais: econômica, social e política, tipos intimamente
ligados entre si, uma vez que nenhum tipo de desigualdade ocorre em detrimento
dos demais. Por exemplo, uma família vítima da má distribuição de renda
possivelmente terá crianças em situação de insegurança alimentar. Com a saúde
comprometida, elas aprenderão menos na escola e terão menores chances de
realização profissional. Já a desigualdade econômica refere-se à concentração
de renda e riqueza, enquanto a política remete à diferença de direitos de participação
política e baixos níveis de inclusão em processos decisórios na cidadania.
https://www.oxfam.org.br/blog/desigualdade-social-um-panorama-completo-da-realidade-mundial/,
adaptado
Texto III
Num ranking organizado pelo Banco Mundial com 35 países de Europa, África e América Latina para avaliar a igualdade de oportunidades entre seus cidadãos, o Brasil aparece em penúltimo lugar. Nos últimos anos, o Brasil conseguiu progredir por uma feliz conjunção de fatores. Milhões de jovens chegaram ao mercado de trabalho com o diploma do Ensino Médio. Seguindo a lei de oferta e demanda, eles acabaram baixando a diferença salarial em relação aos que só terminaram o Ensino Fundamental. Ao mesmo tempo, o crescimento do setor de serviços elevou a procura por trabalhadores menos qualificados, o que aumentou os salários.
Texto IV
Os benefícios de pequenas
ações para frear a desigualdade falam por si só. Um ligeiro aumento de 1,5% no
imposto sobre a riqueza dos multimilionários de todo o mundo seria suficiente
para que todas as crianças do mundo estejam na escola, bem como para a provisão
de serviços básicos de saúde nos países mais pobres. Investir em serviços
públicos gratuitos também é essencial para acabar com a brecha entre as pessoas
ricas e o restante. Todos os anos, 100 milhões de pessoas em todo o mundo ficam
mais pobres por terem que pagar para receber assistência médica. De 2009 a
2014, pelo menos 1 milhão de mulheres morreu durante o parto, devido à falta de
serviços básicos de saúde.
http://www.revistaforum.com.br/2014/11/26/o-desafio-da-desigualdade-social-ricos-com-mais-1-bilhao-de-dolares-cresceram-38/
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Os desafios para superar a desigualdade social no Brasil”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.