VOLTAR PARA OS TEMAS

[DLY] MODELO ENEM - DEMOCRACIA, CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

ENEM

DEMOCRACIA, CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

MODELO ENEM

ID: DLY


Texto I

Nunca antes neste país e na América Latina aumentou tanto a consciência de que a violência e a corrupção (como a revelada na Petrobras) são as causas principais da instabilidade democrática da nossa região. (...) A credibilidade das instituições está quase que totalmente solapada. O império da lei não é o forte. Isso conduz o cidadão a apelar ou (a) para o senso comum (e mais primitivo) das políticas de mão dura (populistas), que são enganosas e, além disso, de baixíssima qualidade democrática e cidadã (...), ou (b) para a justiça com as próprias mãos (linchamentos, assassinatos, violência).

Luiz Flávio Gomes, in https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/153865125/brasil-corrupcao-violencia-e-instavel-democracia



Texto II


http://www.revistacidade.com.br/images/Politica/democraciacharge.jpg



Texto III

(...) A maneira mais fácil de garantir a permanência do povo nas ruas, contudo, é ignorá-lo. Não ignorar o que ele grita, mas ignorar por que ele grita. Ignorar a natureza das manifestações, atendo-se a distrações como o tamanho ou a composição delas. Desqualificar o povo como “coxinhas”, “golpistas”, “fascistas” ou epítetos bobocas do tipo agradará somente aos poucos (...).

Os brasileiros que foram às ruas neste domingo gritaram porque querem ser ouvidos. (DIEGO ESCOSTEGUY, 16/08/2015)



TEXTO IV

Menos da metade da população mundial vive em algum tipo de democracia, sendo que apenas 11% (25 países) vive no que é considerada “democracia completa”. É o que mostra o índice de democracia elaborado pela EconomistIntelligence Unit. A Noruega foi considerada o país mais democrático, seguida por Suécia, Islândia e Dinamarca. O Brasil aparece em 44º lugar, já entre as chamadas “democracias imperfeitas”.

O último colocado entre 165 estados independentes e dois territórios foi a Coreia do Norte (…). O índice mostra que o Oriente Médio e o Norte da África seguem sendo as regiões com mais repressão, com o regime de 12 entre 20 países tendo sido caracterizados como autoritário. (...) A maior parte dos países da América Latina é classificada como Democracias imperfeitas ou Regimes híbridos. A forte ocorrência de crimes em alguns países da região – especialmente violência e tráfico de drogas – continua tendo um impacto negativo na democracia, segundo o índice.

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/noruega-e-pais-mais-democratico-brasil-e-44o.



PROPOSTA DE REDAÇÃO:
A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: 
“Cidadania e participação social – como conciliar democracia e ordem pública?” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione ,de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.