CULTURA NEGRA E IDENTIDADE BRASILEIRA
MODELO ENEM
ID: E7X
Texto I
As sociedades ocidentais estruturaram-se fundamentalmente sob o modo de produção capitalista. Além disso, o modo de produção dominante numa sociedade pode nos dizer muito sobre a vida dessa sociedade, mas certamente não comporta explicações de todas as dimensões de como os homens que a constituem compreendem sua vida e modelam sua existência.
A degeneração da imagem das sociedades africanas, de suas ciências, e de seus produtos é resultado do projeto do Capitalismo, que difundiu a ideia de que o continente africano é tórrido e cheio de tribos perdidas na História e na Civilização. É resultado também do etnocentrismo das ciências europeias do século XIX. É necessário, pois, ver de que História e de que Civilização se trata. E do ponto de vista histórico-econômico, o imperialismo colonial na África é meio e produto do Capital, uma das grandes invenções que vem desde a era dos Descobrimentos reforçada ainda mais pela consolidação do Liberalismo.
http://www.arteafricana.usp.br/codigos/textos_didaticos/002/africa_culturas_e_sociedades.html
Texto II

Disponível
em: https://www.stevebiko.org.br/. Acesso em 5.jul.2024.
Texto III
A partir da metade do século 16, os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos indígenas. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira. As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte. Na música, na culinária, na religião.
Texto IV
“Apesar de a Educação brasileira registrar algum avanço no ensino da cultura negra nos últimos anos, existe uma lacuna na formação dos comunicadores na relação de gênero, raça e etnia. O que acontece muitas vezes é que os professores também não tiveram essa formação, e, então, eles não entendem porque é importante abordar a história africana, afro-brasileira, a cultura, a diversidade. Não abordar essas questões é inviabilizar a igualdade e manter um status quo de não negros, de negros, de indígenas, de ciganos. A comunicação é estratégia para adquirir e garantir direitos.”
Sátira Machado, Mestra em Letras e Doutora em Comunicação, é Professora no Bacharelado em Produção e Política Cultural da Unipampa-RS.
Texto V
No Brasil ultrapassa
Rússia e se torna país com 3° maior número de mulheres presasCom 42.694 mulheres
e meninas presas em regime provisório ou condenadas, o país ultrapassou a
Rússia, que tem 39.120 encarceradas. Em segundo lugar está a China, com 145
mil; os Estados Unidos lideram a lista de maior população feminina presa, com
211.375. Apesar de ocupar a terceira posição do ranking em 2022, a população
carcerária feminina brasileira teve redução de 4,49% em comparação ao índice de
2017. Do total deste ano, 62% são mulheres negras, de acordo com o Ministério
da Justiça e Segurança Pública do país.
CARNEIRO, Beatriz.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-ultrapassa-russia-e-se-torna-pais-com-3-maior-numero-de-mulheres-presas/#:~:text=Apesar%20de%20ocupar%20a%20terceira%20posi%C3%A7%C3%A3o%20do%20ranking,Minist%C3%A9rio%20da%20Justi%C3%A7a%20e%20Seguran%C3%A7a%20P%C3%BAblica%20do%20pa%C3%ADs.
Acesso em 5.jul.2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “A cultura negra e a formação da identidade brasileira.” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.