CRÔNICA
DESCRITIVO-NARRATIVA
OS TIOS DE CHICO ESTÃO SENDO PERSEGUIDOS
ID: EH8
Sua
crônica descritivo-narrativa deverá explorar a cena e os personagens abaixo
sugeridos:

http://obutecodanet.ig.com.br/index.php/2010/09/14/site-monta-compilacao-de-fotos-antigas-pra-la-de-curiosas/
Chico,
sobrinho de Bianor e de Saulo, soube que os tios estão sendo perseguidos por um
homem muito mau. O sobrinho, temendo pela vida dos tios, leva-os embora do
sítio.
Os
tios estão, simplesmente, apavorados – não sabem ao certo se têm mais medo do
perseguidor ou do sobrinho, que dirige pela primeira vez.
ATENÇÃO:
a) escolha, desde as primeiras
linhas, o narrador (personagem ou onisciente) e o tempo verbal (passado ou
presente) em que a trama será conduzida, e mantenha-os até o final do texto.
b) se for necessário, crie outro
personagem para contracenar com os três que já foram apresentados (Chico,
Bianor e Saulo).
c) descreva, o quanto o espaço
permitir, os personagens e o cenário – isso valoriza o texto; o leitor vai imaginar/ver
exatamente o que você “desenhar” com palavras.
d) atribua um título criativo ao
texto.
e) escreva, aproximadamente, 30 linhas.
OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”:
Quem
são os tios de Chico?; por que estão sendo perseguidos?; os tios estão
“fugindo”?; para onde estão sendo conduzidos?; haverá algum empecilho no meio
do caminho (chuva, assalto, por exemplo)?; alguém vai desconfiar da fuga?; de
quem é o automóvel? etc.
Pense!
Pense mais! Levante outras hipóteses! Não economize criatividade!
***
SUPER DICAS:
. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais
e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.
Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser
original.
. Não
tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Ao
final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a
história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde
ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê?
– a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os
fatos; e então... – final da trama.
. Antes
de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se
as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência
cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se
a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão
corretos.