Sua
crônica descritivo-narrativa deverá explorar a cena e os personagens abaixo
sugeridos:
Os
meninos ouvem os gritos de Dona Belinha, a velha que mora num casebre, aos
fundos da escola. Eles vão acudi-la e deparam com Dona Belinha delirando – ela
tem diante de si uma caixa de tesouros: moedas raras, joias, castiçais...
Atenção:
a) conduza
sua narrativa na 1.ª pessoa do singular. Você, narrador, se quiser, pode
participar do enredo. Por exemplo: “Havia tempos, meus colegas e eu víamos
quando Dona Belinha chegava com a sacola de verduras. Eu sabia que ela gostava
mais de mim, porque ela oferecia laranja só para mim...”. Ou, se preferir, pode
apenas trazer os personagens para mais perto de você, narrador. Por exemplo:
“Eu sempre via Dona Belinha chegar com a sacola cheia. Imaginava que eram
restos de coisas, porque ela batia de porta em porta, pedia roupas usadas...”.
b) escolha,
desde as primeiras linhas o tempo verbal que você conduzirá a trama (passado ou
presente), e mantenha-o até o final do texto.
c) “os
meninos” são os personagens que devem contracenar com Dona Belinha; você,
narrador, pode ser um deles.
d) não se
esqueça de descrever os personagens e o cenário – isso valoriza seu texto
(observe as palavras grifadas); o leitor vai imaginar/ver exatamente o que você
“desenhar” com palavras.
e) atribua
um título criativo ao texto.
f) escreva
de 25 a 30 linhas.
Operação
“puxa-ideias”:
Levante
hipóteses: quem é Dona Belinha?; é esse mesmo o nome dela ou é só um apelido?; por
que ela grita/delira?; por que ela, que mora num casebre, guarda um tesouro?; o
tesouro é dela? etc.
***
SUPER DICAS:
. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais
e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.
Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser
original.
. Não
tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Ao
final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a
história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde
ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê?
– a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os
fatos; e então... – final da trama.
. Antes
de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se
as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência
cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se
a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão
corretos.