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EFAF - CRÔNICA - O TESOURO DE DONA BELINHA

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

O TESOURO DE DONA BELINHA

CRÔNICA

ID: ECT




Sua crônica descritivo-narrativa deverá explorar a cena e os personagens abaixo sugeridos:


Os meninos ouvem os gritos de Dona Belinha, a velha que mora num casebre, aos fundos da escola. Eles vão acudi-la e deparam com Dona Belinha delirando – ela tem diante de si uma caixa de tesouros: moedas raras, joias, castiçais...


Atenção:

a) conduza sua narrativa na 1.ª pessoa do singular. Você, narrador, se quiser, pode participar do enredo. Por exemplo: “Havia tempos, meus colegas e eu víamos quando Dona Belinha chegava com a sacola de verduras. Eu sabia que ela gostava mais de mim, porque ela oferecia laranja só para mim...”. Ou, se preferir, pode apenas trazer os personagens para mais perto de você, narrador. Por exemplo: “Eu sempre via Dona Belinha chegar com a sacola cheia. Imaginava que eram restos de coisas, porque ela batia de porta em porta, pedia roupas usadas...”.

b) escolha, desde as primeiras linhas o tempo verbal que você conduzirá a trama (passado ou presente), e mantenha-o até o final do texto.

c) “os meninos” são os personagens que devem contracenar com Dona Belinha; você, narrador, pode ser um deles.

d) não se esqueça de descrever os personagens e o cenário – isso valoriza seu texto (observe as palavras grifadas); o leitor vai imaginar/ver exatamente o que você “desenhar” com palavras.

e) atribua um título criativo ao texto.

f) escreva de 25 a 30 linhas.


Operação “puxa-ideias”:

Levante hipóteses: quem é Dona Belinha?; é esse mesmo o nome dela ou é só um apelido?; por que ela grita/delira?; por que ela, que mora num casebre, guarda um tesouro?; o tesouro é dela? etc.

***

SUPER DICAS:

. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Ao final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos; e então... – final da trama.

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos. 


Boas atividades!