CRÔNICA
O TEMPO NÃO PARA!
ID: EC8
Os textos abaixo são base para sua crônica descritivo-narrativa. Analise-os:
Texto I
Você deverá explorar a situação acima sugerida e desenvolver uma crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas.
Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do
senso comum!
Não economize criatividade!
***
Você
já sabe, mas não custa lembrar que...
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional, leve, curto. É muito comum assemelhar a
crônica a um flash do dia. O assunto é
breve e o número de personagens, reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as
personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os
acontecimentos são relatados (narração).
Até
o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar
respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, onde?, por quê?, e então...
***
SUPER DICAS:
. Para
prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente,
em situações e desfechos surpreendentes.
. Esteja
certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e
reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro,
muito, muito melhor do que o segundo...
. Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos
estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham,
se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de
acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.
Boas atividades!
#boralá