VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA - O TEMPO NÃO PARA

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

CRÔNICA

O TEMPO NÃO PARA!

ID: EC8




Os textos abaixo são base para sua crônica descritivo-narrativa. Analise-os:

Texto I



http://artepoeticaencontros.blogspot.com/2010/04/salvador-dali-iii-o-tempo-concluindo.html


Texto II

Nem o homem, nem o relógio perceberam como o tempo havia passado depressa.


***


PROPOSTA DE REDAÇÃO

Você deverá explorar a situação acima sugerida e desenvolver uma crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas.



Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do senso comum!



Não economize criatividade!

***


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional, leve, curto. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O assunto é breve e o número de personagens, reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).

Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, onde?, por quê?, e então...


***

SUPER DICAS:

. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.


Boas atividades!

#boralá