VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA - CADÊ O BILHETE PREMIADO?

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

TRÊS AMIGOS GANHAM NA LOTERIA

CRÔNICA – ID: ECR


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que três amigos fizeram uma aposta na Loteria Federal. Imagine, ainda, que eles tenham sido premiados e que tenham perdido o bilhete da aposta, sem o qual não podem resgatar o prêmio. Explore a situação e escreva uma CRÔNICA DESCRITIVO-NARRATIVA de, aproximadamente, 30 linhas.


Operação “puxa-ideias”: Levante hipóteses: com quem ficou o bilhete da aposta?; por que/como sumiu o bilhete?; onde pode estar?; o que farão para encontrá-lo?; existe alguma suspeita – será que o bilhete foi jogado no lixo?; alguém o pegou para si?; escondeu?; será que tudo não passa de uma brincadeira? etc.


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de uma única cena, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).

Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICAS:

1. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.

2. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

3. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, Muito melhor do que o segundo...

4. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.