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MODELO ENEM - COTAS RACIAIS

ENEM

COTAS RACIAIS

MODELO ENEM

ID: DMU



Texto I

As cotas raciais são ações afirmativas aplicadas em alguns países, como o Brasil, a fim de diminuir as disparidades econômicas, sociais e educacionais entre pessoas de diferentes etnias raciais. Essas ações afirmativas podem existir em diversos meios, mas a sua obrigatoriedade é mais notada no setor público – como no ingresso nas universidades, concursos públicos e bancos. As cotas raciais são uma medida de ação contra a desigualdade num sistema que privilegia um grupo racial em detrimento de outros – esses, oprimidos perante a sociedade. Ao contrário do que diz o senso comum, cotas raciais não se aplicam somente a pessoas negras. Em várias universidades, por exemplo, existem cotas para indígenas e seus descendentes, que visam abarcar as demandas educacionais dessas populações. Há, em alguns lugares, cotas diferenciadas para pessoas pardas, também – caso contrário, estão inclusas nas cotas para negros. (...) Algumas pessoas explicam as cotas raciais por meio do conceito da equidade aristotélica.

https://www.politize.com.br/cotas-raciais-no-brasil-o-que-sao/

 



Texto II

Sisu 2024 segue alterações determinadas pela nova Lei de Cotas. Veja as principais alterações nas cotas:




A mudança determina que todos os estudantes inscritos no sistema sejam classificados primeiramente de forma geral, em ampla concorrência, a partir de seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Nas edições anteriores, cada candidato era avaliado apenas de acordo com a modalidade escolhida na inscrição. O objetivo da alteração é que seja contemplado dentro das cotas apenas o público que realmente demanda a política de ações afirmativas.

https://www.ufsm.br/2024/01/23/sisu-2024-entenda-as-mudancas-na-politica-de-cotas-do-programa. Acesso em 14.ago.2024.



Texto III




Joaquim Benedito Barbosa Gomes é um jurista e ex-magistrado brasileiro. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2003 até 2014, presidindo-o de 2012 a 2014. 



Texto IV

Em uma sociedade ideal, as oportunidades devem ser acessíveis a todos, baseadas no mérito e na competência individual, e não em critérios raciais ou étnicos. As cotas universitárias, apesar de bem-intencionadas, podem subverter o princípio de meritocracia, ao priorizar a cor da pele ou a origem étnica, além do que existe a preocupação de que estudantes admitidos por meio de cotas possam enfrentar dificuldades para acompanhar o ritmo da turma, já que o ingresso por meio de cotas pode ser visto como um atalho, como “a de lei do mínimo esforço” – o poder público não envida recursos para o ensino regular (público) de qualidade, e, então, adiante, propõe esse “remendo”. As cotas alimentam estereótipos e reforçam divisões.

George Valente, professor



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "A questão das cotas raciais no Brasil do século 21". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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