CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que os sapatos velhos estampados por Vincent van Gogh, artista plástico holandês, resolvam relatar os últimos episódios que viveram, enquanto corriam atrás de um ladrão. Perceba que, para que os sapatos falem, é preciso personificá-los, ou seja, fazer com que eles tenham atitudes de pessoa - chorar, rir, entristecer-se, cansar-se, pular, gritar etc.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Explore a situação sugerida, e crie um CONTO FANTÁSTICO.
Não
economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30 linhas.
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O que é CONTO FANTÁSTICO?
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem,
aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens
(que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos), narrador (quem
conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os Fatos).
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação
(das personagens e do cenário), complicação (envolvimento/ação das personagens),
clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).
O
que distingue um conto fantástico dos demais é a presença da magia, do surreal,
ou seja, de situações e personagens que ultrapassam a realidade lógica, tais
como um peixe falar, uma mulher comer uma fatia da lua, um gato eleger-se
prefeito da cidade, um boneco transformar-se em um menino de verdade (Pinóquio,
por exemplo) etc.
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SUPER
DICAS:
. Esteja certo de que ninguém
pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e
reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro,
muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final de seu
conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, Quando?,
por quê?, e então...
. Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os
parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica
e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a
ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.