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EFAF - CONTO FANTÁSTICO - OS SAPATOS VELHOS

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO FANTÁSTICO

SAPATOS VELHOS

(ID: ECP)


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CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que os sapatos velhos estampados por Vincent van Gogh, artista plástico holandês, resolvam relatar os últimos episódios que viveram, enquanto corriam atrás de um ladrão. Perceba que, para que os sapatos falem, é preciso personificá-los, ou seja, fazer com que eles tenham atitudes de pessoa - chorar, rir, entristecer-se, cansar-se, pular, gritar etc. 



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Explore a situação sugerida, e crie um CONTO FANTÁSTICO.

Não economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30 linhas.


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O que é CONTO FANTÁSTICO?

Você já sabe, mas não custa lembrar...

Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens (que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos), narrador (quem conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os Fatos).  


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação (das personagens e do cenário), complicação (envolvimento/ação das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).

O que distingue um conto fantástico dos demais é a presença da magia, do surreal, ou seja, de situações e personagens que ultrapassam a realidade lógica, tais como um peixe falar, uma mulher comer uma fatia da lua, um gato eleger-se prefeito da cidade, um boneco transformar-se em um menino de verdade (Pinóquio, por exemplo) etc.


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SUPER DICAS:

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, Quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.


Boas atividades!