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EFAF - CONTO DE HUMOR - A MULHER DE BICICLETA

CONTO - EF ANOS FINAIS

A MULHER DE BICICLETA

CONTO DE HUMOR

ID: EGY


Você já sabe, mas não custa lembrar...


O CONTO DE HUMOR, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídas do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados.

 

IMPORTANTE: CONTOS DE HUMOR NÃO SÃO PIADAS! O HUMOR É LEVE E REFINADO! 


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens, situando-as no tempo e no espaço; complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).


Leia o trecho a seguir. O contista, valendo-se de uma situação cotidiana, escreveu um texto bem-humorado. Observe também a escolha de vocabulário simples, próprio para uma leitura rápida: 


(...) Ester, nossa irmãzinha, era nossa cliente: vendíamos-lhe pastilhas de hortelã e chocolate, embalagens vazias de sabonete. Tinha um fraco pelas embalagens, que eram utilizadas para guardar pentes, laços de fitas, balas, roupas de boneca, toquinhos de lápis de cor e outros tesouros. Coitadinha! Explorávamos sua boa-fé e, mais do que isso, sua facilidade em arranjar moedas com papai. E vendíamos-lhe embalagens vazias de sabonete.

Carlos Drummond de Andrade, in "A salvação da alma", com adaptações.


***


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CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que a mulher, que mora numa fazenda distante da cidade, receba um recado, e precise se deslocar. A carruagem... “Meu Deus! Onde está a carruagem?” Ninguém sabe onde está a carruagem! É uma urgência. Não resta a ela outra opção, a não ser... pedalar!

O que será que aconteceu? Será, mesmo, que ela sabe pedalar? Levante outras hipóteses! Pense! Não economize criatividade!


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Explore a cena e escreva um conto de humor, de aproximadamente 30 linhas.


SUPER DICAS:

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor pretenderá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.


BOAS ATIVIDADES!