PROPOSTA
DE REDAÇÃO: No texto não verbal ao lado (imagem) há uma instigante
situação comunicativa: um gato escondido, à espreita...
Escreva um conto de,
aproximadamente, 30 linhas, explorando a cena. O título do conto nós já
fornecemos a você:
O GATO QUE VIGIAVA
OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: Pense, levante hipóteses: onde o gato estava?; quem
ele vigiava?; por quê?; será que ele descobriu alguma coisa importante?; ele se
assustou com o que viu?; qual foi a reação dele?; alguém percebeu que estava
sendo espiado pelo gato?; e então? E o que mais?
O que é CONTO?
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem,
aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens
(que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos), narrador (quem
conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os fatos).
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação
(das personagens, do tempo e do espaço), complicação (envolvimento/ação das
personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).
. Esteja certo de que
ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de
escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o
terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final de seu
conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?,
por quê?, e então...
. Antes de entregar
sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os
parágrafos estão bem ligados, se os fatos obedecem a uma sequência cronológica
e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a
ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.