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EFAF - CONTO DE AMOR - AMOR DE PALHAÇOS

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO DE AMOR

AMOR DE PALHAÇO

ID: EBU


Observe o fragmento de texto literário e o texto não verbal abaixo:


... Jésus, o palhaço saxofonista, amava Simone, a palhaça que lhe tapeava a cara para fazer rir a criançada. (...) Um dia, porém, terminado o espetáculo, apagadas as luzes, o acrobata convidou Simone para um café com creme...




Sem dúvida, você está diante de uma interessante situação comunicativa! Ao que parece, Jésus e Simone tiveram um caso de amor – e por que não se amavam mais? Quem é o acrobata que convidou Simone para um café? Algo aconteceu... O quê?

Para “puxar ideias”, levante outras hipóteses! Não economize criatividade!


PROPOSTA DE REDAÇÃO: O fragmento acima deverá fazer parte do CONTO DE AMOR que você redigirá em, aproximadamente, 30 linhas (as linhas já escritas não contam, ok?).  


Observe que:

1. o narrador (onisciente, 3.ª pessoa) e o tempo verbal (passado) já estão determinados;

2. há três personagens, que não podem ser esquecidas: Jésus, Simone e o acrobata (se quiser, atribua um nome a ele) – caso seja necessário, crie outra personagem;

3. há um cenário pré-construído (circo) – mantenha-o como cenário principal;

4. o vocabulário é acessível: não há gírias, nem coloquialismos - continue assim.


Você já sabe, mas não custa lembrar...


Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: personagens, tempo, espaço, ação e narrador.

Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação de personagens, tempo e espaço; complicadores; clímax e desfecho.

O que distingue um conto de amor dos outros contos é, exatamente, a presença de um envolvimento afetivo entre as personagens. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o enredo e, principalmente, o desfecho não sejam previsíveis demais. Escrever que, “duas pessoas conheceram-se durante uma festa, depois de algum tempo estavam apaixonados e, então, resolveram se casar, e viveram felizes para sempre” é lugar comum. É preciso criar cenas surpreendentes, as quais ganharão a simpatia e a atenção do leitor. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

Até o final do conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, os plurais, as regras de acentuação gráfica e de pontuação estão corretos