Observe o fragmento de texto
literário e o texto não verbal abaixo:
...
Jésus, o palhaço saxofonista, amava Simone, a palhaça que lhe tapeava a cara
para fazer rir a criançada. (...) Um dia, porém, terminado o espetáculo,
apagadas as luzes, o acrobata convidou Simone para um café com creme...
Sem dúvida, você está diante de uma interessante situação comunicativa! Ao
que parece, Jésus e Simone tiveram um caso de amor – e por que não se amavam
mais? Quem é o acrobata que convidou Simone para um café? Algo aconteceu... O
quê?
Para “puxar
ideias”, levante outras hipóteses! Não economize criatividade!
PROPOSTA DE REDAÇÃO: O fragmento acima deverá fazer parte do CONTO DE
AMOR que você redigirá em, aproximadamente, 30 linhas (as linhas já escritas não
contam, ok?).
Observe que:
1. o narrador (onisciente,
3.ª pessoa) e o tempo verbal (passado) já estão determinados;
2. há três personagens, que
não podem ser esquecidas: Jésus, Simone e o acrobata (se quiser, atribua um
nome a ele) – caso seja necessário, crie outra personagem;
3. há um cenário pré-construído
(circo) – mantenha-o como cenário principal;
4. o vocabulário é
acessível: não há gírias, nem coloquialismos - continue assim.
Você já sabe, mas não custa
lembrar...
Contos são narrativas
curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar
em: personagens, tempo, espaço, ação e narrador.
Atenção à estrutura
tradicional do conto: apresentação de personagens, tempo e espaço; complicadores;
clímax e desfecho.
O que distingue um conto de amor dos
outros contos é, exatamente, a presença de um envolvimento afetivo entre as
personagens. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o enredo e,
principalmente, o desfecho não sejam previsíveis demais. Escrever que, “duas
pessoas conheceram-se durante uma festa, depois de algum tempo estavam
apaixonados e, então, resolveram se casar, e viveram felizes para sempre” é lugar
comum. É preciso criar cenas surpreendentes, as quais ganharão a simpatia e a
atenção do leitor. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você
pensou – isso é ser original.
Até o final do conto, o leitor
deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e
então...
SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual
ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção:
confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos
fluem, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não
há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, os plurais, as regras de
acentuação gráfica e de pontuação estão corretos