Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental II alguns gêneros textuais que povoam não só a produção literária, mas também a utilitária. Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso político, discurso de formatura, diário, entrevista, manual de etiquetas, manifesto, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, boletim de ocorrência, reportagem e notícia.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=UQCgDzLSuKo
Mãos à obra! Que tal escrever mais um episódio de Pinóquio e o Grilo Falante? Mãos à obra! Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de um MANIFESTO.
Conheça outras propostas para releitura de PINÓQUIO E O GRILO FALANTE.
O manifesto é um texto de caráter sócio-político que se apropria do tipo dissertativo para expor, discutir, denunciar, atrair a opinião pública, incitando a comunidade a enfrentar a problemática ali tratada.
Como redigir um Manifesto?
Não há uma estrutura fixa a ser seguida. As argumentações do manifestante devem fundar-se em informações cotidianas. O vocabulário deve ser acessível. Geralmente, no corpo do manifesto, os verbos apresentam-se no presente do indicativo; no final, verbos no imperativo.
O manifesto é assinado pelo manifestante e, eventualmente, por pessoas que o apoiam – nesse caso, ganha caráter de abaixo-assinado. O título do manifesto, geralmente, adianta a causa defendida ao longo do texto.
Ex.: MANIFESTO DOS CARTEIROS EM FAVOR DA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO. O local e a data em que foi escrito o Manifesto também precisam ser mencionados.
Proposta 26:
A vizinhança da Ilha dos Prazeres não tolera a arruaça dos garotos que lá estão. Redija um MANIFESTO, mobilize seu bairro, colha assinatura do pessoal e encaminhe o MANIFESTO ao Promotor da Vara da Infância e Juventude – certamente ele não sabe do que está acontecendo. Exija providências!