Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental II alguns gêneros textuais que povoam não só a produção literária, mas também a utilitária. Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso político, discurso de formatura, diário, entrevista, manual de etiquetas, manifesto, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, boletim de ocorrência, reportagem e notícia.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=UQCgDzLSuKo
Mãos à obra! Que tal escrever mais um episódio de Pinóquio e o Grilo Falante? Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma CRÔNICA. Conheça outras propostas para releitura de PINÓQUIO E O GRILO FALANTE. Acesse: www.plataformaredigir.com.br
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O que é Crônica?
Tudo começou no tempo do “Era uma vez”. E como faz tempo! O escriba existe desde as mais antigas civilizações. Qual a função dele? Escrever, obviamente! Escrever o quê? A ele cabiam os registros de tudo o que acontecia: compra, venda, nascimento, casamento, morte. Ao escriba era dada a função exercida, atualmente, pelo tabelião. O escriba era um cronista, ou seja, tinha compromisso com a cronologia daquilo que registrava. Mas, muito embora tenha nascido documento, hoje, na literatura e no jornalismo, crônica é um texto ficcional, quase sempre tocado a bom humor. É um texto curto, de vocabulário acessível. É comum assemelhá-la a um flash do cotidiano. A crônica é veiculada na imprensa, nas páginas de revistas ou jornais.
Proposta 19:
PROJETO RELEITURA - PINÓQUIO E O GRILO FALANTE
Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental II alguns gêneros textuais que povoam não só a produção literária, mas também a utilitária. Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso político, discurso de formatura, diário, entrevista, manual de etiquetas, manifesto, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, boletim de ocorrência, reportagem e notícia.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme. Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=UQCgDzLSuKo
Mãos à obra! Que tal escrever mais um episódio de Pinóquio e o Grilo Falante? Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma CRÔNICA. Conheça outras propostas para releitura de PINÓQUIO E O GRILO FALANTE. Acesse: www.plataformaredigir.com.br
O que é Crônica?
Tudo começou no tempo do “Era uma vez”. E como faz tempo! O escriba existe desde as mais antigas civilizações. Qual a função dele? Escrever, obviamente! Escrever o quê? A ele cabiam os registros de tudo o que acontecia: compra, venda, nascimento, casamento, morte. Ao escriba era dada a função exercida, atualmente, pelo tabelião. O escriba era um cronista, ou seja, tinha compromisso com a cronologia daquilo que registrava. Mas, muito embora tenha nascido documento, hoje, na literatura e no jornalismo, crônica é um texto ficcional, quase sempre tocado a bom humor. É um texto curto, de vocabulário acessível. É comum assemelhá-la a um flash do cotidiano. A crônica é veiculada na imprensa, nas páginas de revistas ou jornais.
Proposta 1:
Imagine que o livro Pinóquio e o Grilo Falante esteja em meio a outros livros, todos acomodados numa prateleira antiga, empoeirada, há muito tempo esquecida. Imagine ainda que você resolva abrir a biblioteca para... Oh! Não é possível! Pinóquio, Grilo Falante, Gepeto, Maluquinho, Viramundo, Mônica, Rita Baiana, Mafalda... As personagens escaparam dos livros e agora estão soltas na rua, dobram a esquina, atravessam a avenida e...
Explore a situação acima numa crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas. Se preferir, escolha outras personagens da literatura tradicional para contracenar com Pinóquio, explorando as características de cada uma delas.