EFAF - COMBO PINÓQUIO - CRÔNICA - PRIMEIRO DIA DE AULA
CRÔNICA - EF ANOS FINAIS
PROJETO RELEITURA
PINÓQUIO E O GRILO FALANTE
CRÔNICA – PINÓQUIO, NO PRIMEIRO DIA DE AULA
ID: E3E
RELEITURA é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução dialogue, de algum modo, com a peça-referência.
O enredo base para o trabalho é a fábula "Pinóquio e o Grilo Falante", que todos conhecemos desde a infância. Caso queira, releia a fábula ou assista ao respectivo filme.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que hoje tenha sido o primeiro dia de aula. Os garotos não esperavam que houvesse na sala um boneco de madeira... Pinóquio!
Explore a situação acima para escrever uma CRÔNICA DESCRITIVO-NARRATIVA.
Pense, levante hipóteses: como Pinóquio foi recebido pelos colegas?; e pelos professores?; o boneco de madeira falava o mesmo idioma que eles? etc., etc., etc.
Escreva de 25 a 30 linhas. Não economize criatividade!
***
O QUE É CRÔNICA?
O escriba existe desde as mais antigas civilizações. Qual a função dele? Escrever, obviamente! Escrever o quê? A ele cabiam os registros de tudo o que acontecia: compra, venda, nascimento, casamento, morte. Ao escriba era dada a função exercida, atualmente, pelo tabelião. O escriba era um cronista, ou seja, tinha compromisso com a cronologia daquilo que registrava.
Entretanto, muito embora tenha nascido documento, hoje, na literatura e no jornalismo, crônica é um texto ficcional, quase sempre tocado a bom humor. É um texto curto, de vocabulário acessível. É comum assemelhá-la a um flash do cotidiano.
A crônica é veiculada na imprensa, nas páginas de revistas ou jornais.