VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO "O ALIENISTA" - NOTÍCIA - ASSALTO À CASA DO MÉDICO

NOTÍCIA - EF ANOS FINAIS


PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA – ID: E46

CASA DE SIMÃO BACAMARTE É ASSALTADA







Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a produção literária, como também a utilitária, entre os quais: Crônica, Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados, Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.


IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O Alienista, do autor realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a obra ou assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo de duração: 44’. Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc


Nesta proposta de trabalho, você desenvolverá uma NOTÍCIA. Mãos à obra!



CONTEXTUALIZAÇÃO: Dr. Simão Bacamarte, o médico alienista, construiu a Casa Verde e ali recolheu uma grande quantidade de loucos ricos e pobres – alguns custeados pela respectiva família, outros pelos cofres do Município. Em pouco tempo, Dr. Bacamarte juntou uma bela fortuna. D. Evarista mal podia acreditar quando viu a arca onde o marido guardava o dinheiro:


“D. Evarista ficou deslumbrada. Era uma via láctea de algarismos. E depois Simão Bacamarte levou-a às arcas, onde estava o dinheiro. Deus! Eram montes de ouro, eram mil cruzados sobre mil cruzados, moedas sobre moedas (...); ela comia o ouro com seus olhos negros.”



COMANDO: Imagine que a casa de Dr. Simão Bacamarte tenha sido assaltada. Você foi o jornalista escolhido para fazer a cobertura dos fatos. Para compor a NOTÍCIA, além de satisfazer o lide jornalístico (veja logo abaixo), levante hipóteses: o assalto foi premeditado?; houve ajuda de alguém?; houve vítimas?; o que os assaltantes levaram?; os itens roubados foram recuperados? etc., etc., etc.


Não economize criatividade! Pense em algumas cenas sutilmente cômicas – afinal, como você pôde perceber, a comicidade e a ironia finas são traços marcantes em O Alienista.




Notícia é o registro de informações recentes – um acidente, um assalto, uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da gasolina, o lançamento de um foguete etc.


Para compor o primeiro parágrafo do texto-notícia, é preciso seguir um lide jornalístico, e encontrar respostas para:  O QUÊ?;  QUEM?;  POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; QUANDO? e ONDE?


Depois do primeiro parágrafo, o jornalista escreve os pormenores dos fatos.


O título da notícia é a “manchete”, que prenuncia o assunto. Geralmente, grafa-se a manchete em maiúsculas. Quanto mais “enxuta” a manchete, melhor. Abaixo da manchete, há a linha fina, que é uma nota explicativa da matéria – geralmente, a filha fina é recolhida do próprio texto. Por exemplo:


MÉDICO ALIENISTA É ATROPELADO

O motorista não prestou socorro à vítima, que foi encaminhada ao hospital 2 horas depois do ocorrido



Notícias e reportagens são conduzidas na 3ª pessoa do singular. Os textos jornalísticos devem ser impessoais, ou seja, os fatos são apenas relatados, sem a intromissão/crítica/opinião do jornalista.


Lembre-se: a trama O Alienista aconteceu durante o período colonial do Brasil – atente, o quanto possível: à descrição e à ação das personagens; à adequação do tempo, do ambiente e da situação; à coerência vocabular etc. 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.