VOLTAR PARA OS TEMAS

zEM - CARTA ABERTA - INCÊNDIO NO NINHO DO URUBU

CARTA ABERTA - EM

CARTA ABERTA

INCÊNDIO NO CENTRO DE TREINAMENTO DO FLAMENGO

(ID: E22)


TEXTO DE APOIO

Entenda: o que sabemos sobre o incêndio no CT do Flamengo

Dez pessoas foram mortas e três ficaram feridas após local pegar fogo na manhã do dia 8 de fevereiro

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo
08 Fevereiro 2019 | 15h25

Um incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, nas primeiras horas da manhã do dia 8 de fevereiro, causou a morte de dez pessoas e mais três ficaram feridas. O local em que os jovens da base do clube ficavam alojados pegou fogo por volta das 5h.

[...]

O presidente do clube, Rodolfo Landim, visivelmente emocionado, deu uma rápida declaração sobre o que aconteceu e prometeu apoio aos familiares de quem morreu. "Estamos todos consternados. Esta é certamente a maior tragédia pela qual esse clube já passou nos últimos 123 anos (...).

(https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,incendio-no-ninho-do-urubu-ct-do-flamengo,7000271338 , acesso em 17-2-2019.)


COMANDO: Imagine que você seja o presidente do Centro de Treinamento do Flamengo e que, por conta da tragédia acima noticiada, você soube que os jovens que fazem parte da categoria de base do time estão desmotivados a retomarem os treinamentos.

Você resolve, então, escrever uma CARTA ABERTA, destinada a esses jovens, manifestando, em primeiro lugar, solidariedade com a equipe, por terem perdido amigos no incêndio; depois, você deve incentivá-los a retomar a rotina de treinamento.

A CARTA ABERTA será afixada no mural da recepção do clube. Escreva de 25 a 30 linhas.


***

Só para lembrar...

A CARTA ABERTA é um gênero textual argumentativo e reivindicatório. A principal característica da CARTA ABERTA é permitir que uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas pretensões/reivindicações acerca de algo que, normalmente, não alcançou de modo particular – então a necessidade de um apelo “aberto”. A CARTA ABERTA trata de assuntos de interesse coletivo.


Como fazer uma CARTA ABERTA?

A composição da CARTA ABERTA é maleável. Ainda que não necessariamente nesta ordem, a CARTA ABERTA contém: local, data, vocativo (normalmente um destinatário coletivo ou órgão público), apresentação do remetente (normalmente uma coletividade), síntese do assunto, discussão e sugestões do remetente para a solução de problemas, agradecimento (opcional), despedida (opcional) e assinatura – geralmente, uma pessoa assina a CARTA ABERTA em nome da coletividade.

No caso aqui proposto, sobre o qual a CARTA ABERTA será escrita, o problema são os trotes estudantis que, quase sempre, são violentos, conforme apontam os noticiários.

A CARTA ABERTA pode ser escrita em 1.ª ou 3.ª pessoa do singular ou do plural. Contém título e subtítulo, os quais, quase sempre, adiantam quem é o remetente, o destinatário e qual é o assunto da CARTA. Assim:

CARTA ABERTA

DA PRESIDÊNCIA DO CT NINHO DO URUBU

PARA O TIME DA CATEGORIA DE BASE

SOBRE O RETORNO AOS TREINAMENTOS

Antes de começar a redigir, confira: 1) a interlocução (“quem vai escrever/remetente” e “a quem vai escrever/destinatário”); 2) o gênero textual; 3) o propósito.

Normalmente, a CARTA ABERTA termina com expressões de protesto ou com palavras de ordem.

BOAS ATIVIDADES!