VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

ENEM

INTERFERÊNCIA DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

MODELO ENEM

ID: E7C


Texto I


https://br.pinterest.com/pin/488148047083972750/


Texto II

Alguns pontos negativos do uso da internet em sala de aula

1) Superficialidade: A internet está mudando para pior o funcionamento do cérebro humano – as pessoas estão pensando de modo superficial. Consultam a internet sem se preocuparem com a memorização e o entendimento completo da área de conhecimento, mas apenas com o propósito de interesse imediato.

2) Isolamento: A dependência da tecnologia pode causar outro problema mais sério: o isolamento. A criança ou adolescente pode passar tantas horas imerso no ciberespaço, que acaba cortando os laços sociais. Essa conduta é perigosa, visto que enfraquece as habilidades interpessoais e empobrece o convívio, o que pode ser, também, um dos fatores para o aparecimento de doenças psiquiátricas, como a depressão e a ansiedade.

Disponível em: http://pedagogiaufesead2014.blogspot.com.br/2014/10/tics-pontos-positivos-e-negativos.html. Acesso em 22 set.2025. Adaptado.



Texto III

No ambiente educacional do século 21, a tecnologia surge como uma força transformadora nas salas de aula, proporcionando tanto possibilidades inovadoras quanto desafios significativos. Enquanto os dispositivos digitais e a Internet abrem portas para recursos educacionais sem precedentes, a integração efetiva dessas ferramentas no processo de aprendizagem não é um caminho livre de embaraços. Um dos desafios mais prementes é a distração que a tecnologia pode causar, com notificações e aplicativos competindo pela atenção dos alunos, o que afeta, em potencial, a concentração e o desempenho acadêmicos. Além disso, a dependência de recursos tecnológicos pode levar a uma disparidade educacional, ampliando as diferenças entre alunos com fácil acesso à tecnologia e alunos para os quais o acesso é limitado. Isso coloca em pauta a necessidade urgente de estratégias pedagógicas que não apenas incorporem a tecnologia, como também promovam a equidade digital. A tecnologia, embora seja uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem, requer um olhar crítico e uma abordagem balanceada para que seus benefícios sejam maximizados e suas consequências adversas, mitigadas.

Gislaine Buosi, educadora

Texto IV

O uso de novas tecnologias na educação faz parte do processo natural de evolução dos métodos de ensino. E se, há algum tempo, era visto apenas como a compra de computadores para a escola, hoje vai muito além disso. As inovações tecnológicas auxiliam bastante no processo de ensino. Basta lembrar dos projetores e até das fitas de vídeo que, em anos anteriores, eram as ferramentas disponíveis para usar nas salas de aula. Estudos apontam 93% dos jovens brasileiros usam internet, sendo que quase 80% possui um perfil nas redes sociais.

Disponível em: https://www.sydle.com/br/blog/novas-tecnologias-na-educacao-63ef92977f03ed13ae2d1909. Acesso em 22 set.2025.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Impactos e contribuições da tecnologia em sala de aula". Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta