Conheça alguns pontos negativos do uso da internet em
sala de aula
Superficialidade: A internet está mudando para pior
o funcionamento do cérebro humano – as pessoas estão pensando com
superficialidade. Consultam a internet sem se preocuparem com a memorização e o
entendimento completo da área de conhecimento, mas apenas com o propósito de
interesse imediato.
Isolamento: A dependência da tecnologia pode causar
outro problema mais sério: o isolamento. A criança ou adolescente pode passar
tantas horas imerso no ciberespaço que acaba cortando os laços sociais com as
pessoas que o cercam. Essa conduta é perigosa, visto que enfraquece as
habilidades interpessoais e empobrece o convívio da pessoa com seus pares na
família, na escola e no trabalho; pode ser, também, um dos fatores coadjuvantes
para o aparecimento de doenças psiquiátricas, como a depressão e a ansiedade.
No ambiente educacional do século 21, a tecnologia surge
como uma força transformadora nas salas de aula, proporcionando tanto
possibilidades inovadoras quanto desafios significativos. Enquanto os dispositivos
digitais e a Internet abrem portas para recursos educacionais sem precedentes,
a integração efetiva dessas ferramentas no processo de aprendizagem não é um
caminho livre de embaraços. Um dos desafios mais prementes é a distração que a
tecnologia pode causar, com notificações e aplicativos competindo pela atenção
dos alunos, o que afeta, em potencial, a concentração e o desempenho acadêmicos.
Além disso, a dependência de recursos tecnológicos pode levar a uma disparidade
educacional, ampliando as diferenças entre alunos com fácil acesso à tecnologia
e alunos para os quais o acesso é limitado. Isso coloca em pauta a necessidade
urgente de estratégias pedagógicas que não apenas incorporem a tecnologia, como
também promovam a equidade digital. A tecnologia, embora seja uma aliada
poderosa no processo de ensino-aprendizagem, requer um olhar crítico e uma
abordagem balanceada para que seus benefícios sejam maximizados e suas
consequências adversas, mitigadas.
Gislaine Buosi, educadora
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Interferências e transformações da tecnologia em sala de aula". Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.