INTERFERÊNCIA DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
MODELO ENEM
ID: E7C
Texto I

Texto II
Alguns pontos negativos do uso da internet em sala
de aula
1) Superficialidade: A internet está mudando para
pior o funcionamento do cérebro humano – as pessoas estão pensando de modo
superficial. Consultam a internet sem se preocuparem com a memorização e o
entendimento completo da área de conhecimento, mas apenas com o propósito de
interesse imediato.
2) Isolamento: A dependência da tecnologia pode causar
outro problema mais sério: o isolamento. A criança ou adolescente pode passar
tantas horas imerso no ciberespaço, que acaba cortando os laços sociais. Essa
conduta é perigosa, visto que enfraquece as habilidades interpessoais e
empobrece o convívio, o que pode ser, também, um dos fatores para o
aparecimento de doenças psiquiátricas, como a depressão e a ansiedade.
Disponível em: http://pedagogiaufesead2014.blogspot.com.br/2014/10/tics-pontos-positivos-e-negativos.html.
Acesso em 22 set.2025. Adaptado.
Texto III
No ambiente educacional do século 21, a tecnologia surge
como uma força transformadora nas salas de aula, proporcionando tanto
possibilidades inovadoras quanto desafios significativos. Enquanto os dispositivos
digitais e a Internet abrem portas para recursos educacionais sem precedentes,
a integração efetiva dessas ferramentas no processo de aprendizagem não é um
caminho livre de embaraços. Um dos desafios mais prementes é a distração que a
tecnologia pode causar, com notificações e aplicativos competindo pela atenção
dos alunos, o que afeta, em potencial, a concentração e o desempenho acadêmicos.
Além disso, a dependência de recursos tecnológicos pode levar a uma disparidade
educacional, ampliando as diferenças entre alunos com fácil acesso à tecnologia
e alunos para os quais o acesso é limitado. Isso coloca em pauta a necessidade
urgente de estratégias pedagógicas que não apenas incorporem a tecnologia, como
também promovam a equidade digital. A tecnologia, embora seja uma aliada
poderosa no processo de ensino-aprendizagem, requer um olhar crítico e uma
abordagem balanceada para que seus benefícios sejam maximizados e suas
consequências adversas, mitigadas.
Gislaine Buosi, educadora
Texto IV
O uso de novas tecnologias na educação faz parte do
processo natural de evolução dos métodos de ensino. E se, há algum tempo, era
visto apenas como a compra de computadores para a escola, hoje vai muito além
disso. As inovações tecnológicas auxiliam bastante no processo de ensino. Basta
lembrar dos projetores e até das fitas de vídeo que, em anos anteriores, eram
as ferramentas disponíveis para usar nas salas de aula. Estudos
apontam 93% dos jovens brasileiros usam internet, sendo que quase 80% possui um
perfil nas redes sociais.
Disponível
em: https://www.sydle.com/br/blog/novas-tecnologias-na-educacao-63ef92977f03ed13ae2d1909.
Acesso em 22 set.2025.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Impactos e contribuições da tecnologia em sala de aula". Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.