VOLTAR PARA OS TEMAS

[DVP] MODELO ENEM - EaD - ENSINO A DISTÂNCIA

ENEM

Powered by RedCircle

ENSINO A DISTÂNCIA

MODELO ENEM

ID: DVP


Texto I


https://www.unicesumar.edu.br/seja-parceiro/wp-content/uploads/sites/160/2017/05/grafico.png


Vant

Texto II

Vantagens do EaD:

Flexibilidade de horários: O estudante escolhe e determina seus horários de estudo de acordo a disponibilidade da sua rotina diária. Permite acesso para trabalhadores sem turno fixo.

Acesso a localidades remotas: A maior vantagem do EaD é permitir que estudantes de cidade e regiões de difícil acesso ou onde não existem faculdades possam realizar o curso em instituições de outras cidades, estados e até países (...).

Menor deslocamento: Pessoas de maior idade, com menor renda ou que moram longe da instituição podem acompanhar o curso por não precisar ir todos os dias à sala de aula. Com isso conseguem redução de gastos com transporte, ganham tempo com a redução do deslocamento e diminuem o cansaço por estudar em casa.

Maior diversidade na composição da faculdade: Com o acesso ao EaD, é possível ampliar a participação de estudantes com deficiência, de baixa renda, além daqueles morem longe das instituições.

Pedagogia e didática: O EaD força o desenvolvimento de novos métodos (...) na educação, por meio do estudo da pedagogia do ensino a distância na busca por respostas aos questionamentos sobre a capacidade dessa modalidade de ensino.

Desenvolvimento do professor: Com o ensino praticamente todo feito através do computador, o professor (e também o estudante) obrigatoriamente torna-se mais capacitado no uso de novas tecnologias, como a internet e a produção virtual.


Desvantagens da EaD:

Falta de interação professor e estudante: A maior crítica ao EaD é a falta de contato entre professor e estudante.

Falta de convívio escolar: A formação do estudante por EaD priva-o de características básicas da educação tradicional, entre as quais o contato pessoal e a vida em sociedade. (...)

Altos custos para manter os cursos: Embora se justifique a EaD com a redução de custos para manter salas de aula físicas, há o aumento de custo na produção das aulas (gravação, manutenção de portais na internet, etc.), além da contratação de pessoal para atender aos estudantes pela internet.

Menores salários aos professores: Na maior parte das instituições que oferecem o EaD, os professores recebem salários mais baixos (só assim é possível reduzir o valor das mensalidades) e, geralmente, são substituídos por tutores sem formação avançada.

Falta de espontaneidade: Com o contato somente virtual, estudantes e professores deixam de ter reações espontâneas e as dúvidas e propostas passam a ser mecanizadas e burocratizadas.

Substituição de aulas práticas por teóricas: A carga horária de aulas práticas é reduzida e os estudantes têm pouco ou nenhum contato com laboratórios, salas de vídeo e outras metodologias de ensino prático.

Deficiência na formação em alguns cursos: Por mais que se defenda a inevitabilidade do EaD na sociedade atual, torna-se quase impossível defender o ensino a distância para alguns cursos. Como exemplos, podemos citar os cursos de licenciatura. O que esperar de um professor formado sem o convívio da sala de aula? Como se portará um professor que não passou pelo mesmo processo que seus alunos?

https://dajoliotcurie.wordpress.com/2012/12/27/as-vantagens-e-desvantagens-do-ead/, com ajustes


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Desafios para o Ensino a Distância no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.