VOLTAR PARA OS TEMAS

REDAÇÃO EMPRESARIAL - RELATÓRIO TÉCNICO

RELATÓRIO TÉCNICO EMPRESARIAL

REDAÇÃO EMPRESARIAL

RELATÓRIO – ÁREA DE TI

ID: K5N


RELATÓRIO é um documento que organiza e comunica informações, análises e resultados acerca de determinado assunto. O relatório comporta dados quantitativos e qualitativos, com a finalidade de esclarecer, orientar e/ou propor ações, a partir dos dados coletados. É utilizado, por exemplo, para avaliar o desempenho de processos, iniciativas inovadoras, estoque de produtos ou oferta de serviços. A clareza, a concisão e a estrutura bem definida são fundamentais para garantir uma leitura fluida/rápida.


Importância de um Relatório Empresarial

ü Comunicação eficiente: funciona como um canal oficial para transmissão de informações, a fim de que minimize/repare eventuais lacunas de comunicação.

ü Tomada de decisão: oferece suporte à gestão, por meio de dados organizados e análises pertinentes, o que viabiliza decisões estratégicas e operacionais.

ü Registro e Prestação de Contas: funciona como documento de atividades, resultados e processos; é útil para consultas e auditorias.

ü Diagnóstico e aprimoramento: possibilita a identificação de falhas, riscos e oportunidades, a partir da análise sistemática dos dados apresentados.


Estrutura Básica de um Relatório

ü Capa: deve conter título, nome da empresa e/ou do setor que apresenta o relatório, nome do relator e dos demais envolvidos, local e data de emissão.

ü Sumário: apresenta uma listagem das seções e das subseções do documento, com suas respectivas páginas.

ü Introdução: situa o leitor, apresentando o assunto, explicitando os objetivos do relatório e a relevância do conteúdo abordado.

ü Metodologia: descreve os métodos utilizados na coleta e análise de dados, como entrevistas, questionários e/ou análises estatísticas.

ü Desenvolvimento: parte central do relatório, em que são detalhados os dados, acompanhados de interpretações, gráficos, tabelas e outros recursos visuais.

ü Conclusão: resume os principais resultados, oferecendo interpretações finais e sugestões de ações futuras.

ü Assinatura física ou digital do relator, a depender do modo como é redigido (físico ou virtual).

ü Referências: se for o caso, relação das fontes consultadas, conforme o padrão de citação adotado.


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que a equipe de Tecnologia da Informação da empresa em que você trabalha, uma distribuidora de cosméticos para animais, tenha implementado o sistema de recepção de matérias-primas. O sistema foi testado durante os dois últimos meses, com resultados satisfatórios. Imagine, ainda, que coube a você, engenheiro sênior da TI, a elaboração de um RELATÓRIO TÉCNICO, para apresentação não apenas das fases e dos resultados da implementação do sistema, como também de outros pressupostos que você considerou importantes ao longo da implementação.

 

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta