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MODELO ENEM - VOTO

ENEM

A IMPORTÂNCIA DO VOTO

MODELO ENEM

ID: GZU



Texto I

Um levantamento do Instituto Datafolha divulgado em maio de 2014 apontou que 61% dos eleitores são contrários ao voto obrigatório. O voto obrigatório é previsto na Constituição Federal – a participação é facultativa apenas para analfabetos, idosos com mais de 70 anos de idade e jovens com 16 e 17 anos. Para analistas, permitir que o eleitor decida se quer ou não votar é um risco para o sistema eleitoral brasileiro. A obrigatoriedade, argumentam, ainda é necessária devido ao cenário crítico de compra e venda de votos e à formação política deficiente de boa parte da população. “Nossa democracia é extremamente jovem e foi pouco testada. O voto facultativo seria o ideal, porque o eleitor poderia expressar sua real vontade, mas ainda não é hora de ele ser implantado”, diz Danilo Barboza, membro do Movimento Voto Consciente.

O sociólogo Eurico Cursino, da Universidade de Brasília (UnB), avalia que o dever de participar das eleições é uma prática pedagógica. Ele argumenta que essa é uma forma de canalizar conflitos graves ligados às desigualdades sociais no país. “A democracia só se aprende na prática. Tornar o voto facultativo é como permitir à criança para decidir se quer ir ou não à escola”, afirma. Já para os defensores do voto não obrigatório, participar das eleições é um direito e não um dever. O voto facultativo, dizem, melhora a qualidade do pleito, que passa a contar majoritariamente com eleitores conscientes, além de incentivar os partidos a promover programas eleitorais educativos sobre a importância do voto.

GOMES, Karina Gomes. “O voto deveria ser facultativo no Brasil?”. Disponível em: www.cartacapital.com.br, 30.ago.2022. Adaptado.



Texto II

São frequentemente citados os seguintes indicadores, como termômetro para medir o desencanto dos eleitores com a política no Brasil: votos brancos e nulos (quando o eleitor vai às urnas, mas decide não escolher nenhum candidato que está no pleito) e abstenções (quando o eleitor justifica sua ausência por não ir às urnas). Esses itens indicam o desencanto, além de darem pistas de que a relação entre eleitores e candidatos e até entre eleitores e sistema político está em desmoronando.

CHARLEAUX, J. P. Disponível em: https://www.nexojornal;com.br. Acesso em 30.ago.2022. Adaptado.



Texto III

O Brasil tem mais de cinco séculos de existência e apenas 50 anos de experiência democrática de massas, posto que o voto – secreto e universal – foi implementado somente na década de 1930, apesar de excluir, até 1985, a participação nos pleitos eleitorais dos analfabetos, parte majoritária da população até os anos de 1960. Diferentemente da primeira experiência democrática de massas (1945-1964), demarcada por significativa expansão econômica fundamentada no projeto de industrialização nacional, o ciclo político da Nova República transcorreu numa etapa de estagnação da renda per capita da população. Na primeira experiência democrática, o crescimento médio do rendimento dos brasileiros se deu ao redor de 4% ao ano, ao passo que na Nova República foi inferior a 1% como média anual. Talvez por isso que, além de ter sido uma experiência democrática demarcada por uma economia travada diante da desindustrialização nacional, não tenha conseguido realizar qualquer tipo de reforma profunda na sociedade.

POCHMANN, Márcio. Disponível em: https://www.brasil247.com/blog/reforma-para-um-novo-ciclo-politico. Acesso em 30.ago.2022.



Texto IV


Charge do Nani. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/aricunha/wp-content/uploads/sites/13/2018/06/dia-de-eleicao.jpg.

Acesso em 30.ago.2022.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A importância do voto para a consolidação de uma sociedade democrática”. Apresente a proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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