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MODELO ENEM - USO EXCESSIVO DE TELAS

ENEM

USO EXCESSIVO DE TELAS

MODELO ENEM - ID: L57


Texto I


Disponível em: https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/excesso-de-telas/. Acesso em 20 out.2025.


Texto II

O uso excessivo de telas por crianças tem se tornado uma preocupação crescente entre educadores e profissionais da saúde, pois interfere diretamente no desenvolvimento cognitivo infantil. A exposição prolongada a dispositivos digitais reduz o tempo destinado a brincadeiras, leituras e interações sociais — atividades essenciais para a construção de habilidades como atenção, memória e linguagem. Estudos apontam que o excesso de estímulos visuais e sonoros dificulta a concentração e pode gerar ansiedade e irritabilidade. Além disso, o contato constante com conteúdos rápidos e superficiais limita a capacidade de reflexão e raciocínio crítico. Embora a tecnologia possa ter valor educativo quando bem orientada, o uso descontrolado compromete o aprendizado e o amadurecimento emocional. Portanto, é fundamental que pais e escolas estabeleçam limites e incentivem experiências reais e interativas, equilibrando o digital com o mundo concreto.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.


Texto III

Crianças e telas – o tempo de uso é só o início: A psiquiatra infantil Maria Alice Carneiro ressalta que o tempo de tela infantil continua importante, mas hoje já divide o foco com o conteúdo consumido pela criança. “Hoje, sabemos que o problema também envolve os tipos de jogos, redes sociais, videochamadas com amigos e muito mais. Há estudos que tentam entender o prejuízo das duas coisas, pois há diferenças enormes entre assistir a vídeos educativos e viver uma realidade paralela em jogos de imersão”, diz. Maria Alice cita os RPGs, em que a criança encarna um personagem no mundo virtual, como exemplo de jogos que podem ser mais destrutivos do que os de construção, como Minecraft.

Do amigo imaginário ao artificial: Com o avanço da IA na vida dos pequenos, surgiu um novo tipo de vínculo emocional – o “amiguinho” com quem ela conversa entre um jogo e outro no celular dos pais. Na psicologia, essas são as chamadas “relações parassociais”, que é quando a pessoa cria vínculos com algo que não devolve afeto real, explica Isadora Fonseca, psicóloga. “Isso é ainda mais perigoso com crianças, porque elas aprendem por observação e modelo. Dependendo da interação com a IA, ela pode desenvolver vieses ou comportamentos distorcidos”, alerta a psicóloga.

CARVALHO, Carla. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/saude/criancas-e-telas/. Acesso em 20 out.2025. Adaptado.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento cognitivo de crianças”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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