VOLTAR PARA OS TEMAS

[G8G] MODELO ENEM - PSICOFOBIA

ENEM

PSICOFOBIA

MODELO ENEM

ID: G8G


Texto I

O preconceito em relação a pessoas que sofrem de transtornos mentais é conhecido como Psicofobia. O termo não é usado na própria psiquiatria, mas tem um valor social para falar e ser inclusivo sobre o assunto. O principal motivo para o estigma é a falta de conhecimento. O principal antídoto para o combate da psicofobia é popularizar informações sobre transtornos mentais. Por vezes, o estigma vem de dentro de casa. Pais costumam ter dificuldade de aceitar que um filho seja paciente psicológico. No passado, ter um transtorno mental era algo “escondido”, e se evitava falar a respeito, principalmente em ambientes de trabalho.

SANTOS, Larissa. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/psicofobia-os-estigmas-sobre-saude-mental-e-medicamentos/, adaptado.


Texto II

Apesar de quase um bilhão de pessoas viverem com algum transtorno mental, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ainda é muito comum que a população tenha algum tipo de preconceito a respeito do tema. É a chamada Psicofobia. O fato é relevante, já que faz com que muitos indivíduos deixem de buscar tratamento por receio do que sofrerão na sociedade. Seja no trabalho, com amigos ou na família, sabem que podem ser estigmatizados como “fracos” e “loucos”. Muitos enfrentam uma situação ainda pior, sendo afastados do convívio social, vivendo como pessoas invisíveis e sem direitos. A falta de apoio e tratamento nesses casos, bem como sofrer preconceito, agrava os quadros, que por muitas vezes já são limitantes, resultando no mais temido desfecho, o suicídio. Ainda de acordo com a OPAS, cerca de 800 mil pessoas morrem dessa forma todos os anos e muitas outras tentam, sendo a principal causa de morte entre jovens.

https://www.injq.com.br/single-post/psicofobia-preconceito-transtornos-mentais 


Texto III


https://2.bp.blogspot.com/-zXB6s5FauLg/WmtUowhvfGI/AAAAAAAABbA/LE6WgxAAtK464BhHHPPYgFgxWo-Hd7pRQCLcBGAs/s1600/Psicofobia.jpg

 


Texto IV

Ao longo da história, doentes mentais foram acusados de bruxaria ou de serem possuídos pelos demônios, ou até mesmo de serem servos do diabo. Nos tempos modernos, quando foram desenvolvidas a psiquiatria e a psicologia, verificou-se que essas pessoas tinham doenças mentais e não demônios ou quaisquer outras explicações acima mencionadas. O preconceito contra os portadores de doenças mentais ainda é muito grande e apenas a informação sobre o assunto pode diminuir o preconceito.

https://ehsseguranca.com.br/psicofobia-e-crime-previsto-em-lei-e-da-cadeia/


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Caminhos para acabar com a psicofobia na sociedade contemporânea", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.