VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - PROIBIÇÃO DO CELULAR

ENEM

PROIBIÇÃO DO CELULARAJUSTAR - HOUVE ALTERAÇÃO

MODELO ENEM

ID: K9N



Texto III

Celulares nas escolas: proibir ou integrar? Antes da popularização dos celulares, as salas de aula eram espaços de atenção quase exclusiva aos professores, com interação limitada a livros, lousa e cadernos. A chegada dos smartphones mudou radicalmente esse cenário: havia alunos conectados o tempo todo, inclusive durante as aulas, até que, em 2025, o uso foi proibido por lei.

Benefícios da proibição: escolas relatam a melhora na concentração dos estudantes e um aproveitamento maior do conteúdo trabalhado em sala. Alegam, ainda que, sem celulares, acabaram os casos de cyberbullying e de acesso a sites inadequados e impróprios, além do que a interação pessoal também foi fortalecida.

Desafios e perdas: em casos pontuais, certa resistência tanto de alunos quanto dos respectivos pais. Também é preciso levar em consideração o fato de que, com a proibição do celular, perdeu-se uma ferramenta versátil, uma vez que, quando bem utilizados, serviam para pesquisas rápidas e atividades interativas – entretanto, a própria lei põe a salvo o uso dos aparelhos para finalidades didáticas.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “O uso do celular em sala de aula: proibição e desdobramentos”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta