VOLTAR PARA OS TEMAS

[GLU] MODELO ENEM - PANDEMIA E MEMÓRIA COLETIVA

ENEM

PANDEMIA E MEMÓRIA COLETIVA

MODELO ENEM

ID: GLU



Texto I

(SÃO PAULO, FOLHAPRESS) Não é simples estimar qual vai ser o impacto da pandemia de Covid-19 na memória coletiva e no comportamento das pessoas em questões como o uso ou não de máscaras nas próximas décadas. As circunstâncias nas quais a doença emergiu, que incluem uma imensa quantidade de informações e fake news em tempo real e a ascensão da extrema-direita no mundo todo, podem acabar tendo efeitos contraditórios, avaliam pesquisadores. Isso pode ocorrer tanto para exacerbar quanto para minimizar o peso histórico do avanço do vírus. (...)

Não está claro até que ponto a memória do que aconteceu nestes anos de pandemia vai ser capaz de marcar a consciência histórica das próximas gerações. "Se nem os horrores da Segunda Guerra Mundial conseguiram mudar a forma de as pessoas viverem em sociedade, não dá para dizer que a Covid-19 teria esse efeito", diz a historiadora Beatriz Kushnir, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Por outro lado, a experiência de enfrentar uma doença totalmente desconhecida é algo que a maioria das sociedades do século 21 ainda não tinha experimentado. "Em 1918, na época da gripe espanhola, as pessoas morriam de doenças infecciosas o tempo todo, então havia uma certa familiaridade com isso. Já a Covid mudou a vida de todo mundo por muito tempo, e isso não vai ser esquecido", afirmou John Barry, historiador americano, à revista Scientific American.

LOPES, Reinaldo José.

Disponível em: https://esportes.yahoo.com/noticias/impacto-no-uso-futuro-m%C3%A1scaras-094000745.html.

Acesso em 18.abr.2022.



Texto II

O sentimento de “o pior já passou” em relação à Covid-19 é uma realidade. Porém muitas incertezas ainda persistem sobre a vida – e o consumo – pós-pandemia. (...) De modo geral, pode-se dizer que os principais parâmetros para a identificação dos novos grupos de consumidores são: a polarização econômica (a pobreza se agravando para alguns, menos para uma minoria), a nova configuração do trabalho (com destaque para o sucesso das jornadas híbridas), o prolongamento do isolamento social e a instabilidade política em todo o mundo.

Carolina Soares, Julia Busch/Fevereiro de 2022.

Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/tendencias-consumo-pos-pandemia/. Adaptado.

Acesso em 18.abr.2022.



Texto III

Memória individual: são as impressões particulares sobre os fatos, compostas de detalhes e sequências que organizamos ao recordarmos.

Memória coletiva: são as impressões e registros de memória significativos para um conjunto de pessoas, porque fazem parte das histórias de vida deste grupo e compõem sua identidade.

Disponível em: 

http://www.editora.puc-rio.br/media/ebook_historias_de_vida_e_memoria_social/cap02/cap02-part03.html.

Acesso em 18.abr.2022.



Texto IV


Charge do Pater.

Disponível em: https://i0.wp.com/portalcontexto.com.br/wp-content/uploads/2020/05/20531.jpg?resize=1024%2C826&ssl=1.

Acesso em 18.abr.2022.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Impactos da pandemia da Covid-19 na memória coletiva e no comportamento das pessoas”. Apresente, ao final, uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.