O acesso à informação é um direito fundamental no Brasil, assegurado no artigo 5° da Constituição Federal de 1988, e, por isso, é primordial que os profissionais da comunicação, como os trabalhadores da imprensa, possam divulgar informações. A imprensa cumpre um papel de alto valor na manutenção das estruturas democráticas de um país, e é preciso que toda a população entenda sua função.
Data em que virou lei: Desde a chegada da família Real portuguesa em terras brasileiras, a imprensa passou por diversas mudanças e vivenciou acontecimentos históricos, como o período da ditadura militar, quando a imprensa foi censurada. Mesmo após a retomada da democracia no Brasil, em 1985, foi apenas em 1999 que a Lei 9831 foi sancionada.
Importância: A imprensa faz parte da formação do pensamento crítico de uma sociedade. Muitas vezes é por meio do jornalismo que se tem acesso ao que acontece em locais de pouco acesso da população, como regiões remotas, ou até mesmo em câmaras legislativas e gabinetes de representantes políticos.
ANDRADE, Rachel. Disponível em: https://www.ung.br/noticias/dia-da-imprensa-qual-sua-importancia-para-democracia. Acesso em 29 set.2025. Adaptado.
Texto II
Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2024: jornalismo sob pressão política
Em escala global, uma coisa é clara: a liberdade de imprensa está ameaçada pelas mesmas pessoas que deveriam ser os seus garantidores: as autoridades políticas.
Os Estados não conseguem proteger o jornalismo: Um número crescente de governos e autoridades políticas não cumpre o papel de garantidores de um arcabouço exemplar para o exercício do jornalismo e do direito do público à informação confiável, independente e plural. A organização RSF (Repórteres Sem Fronteiras) observa uma deterioração preocupante no apoio e respeito à autonomia dos meios de comunicação e um aumento na pressão exercida pelo Estado ou por outros intervenientes políticos.
Jornalismo contra a desinformação em ano eleitoral: Os períodos eleitorais são regularmente acompanhados de violência contra jornalistas. Certos grupos políticos alimentam o ódio e a desconfiança em relação aos jornalistas, insultando-os, desacreditando-os ou ameaçando-os.
Disponível em: https://rsf.org/pt-br/ranking-mundial-da-liberdade-de-imprensa-2024-jornalismo-sob-press%C3%A3o-pol%C3%ADtica/. Acesso em 25 set.2025. Adaptado.
Texto III
Os ataques à justiça são furiosos. Assim como a brutal campanha de descrédito da mídia e os ataques a muitos de seus profissionais em meio a um quadro de surpreendente impunidade. Isso ocorre simultaneamente em muitas sociedades liberais. O impacto das grandes tendências tecnológicas no jornalismo e nas democracias é enorme, e parece claro que esse novo quadro de turbulência fomenta a desinformação e enfraquece as organizações de mídia, sem solução à vista. Não é a segurança que está em jogo nesse dilema. Não é a economia. Não é a migração. Não é a identidade. É a democracia. Porque se trata de democracia. E também se trata do jornalismo, que é a profissão que serve aos processos e práticas democráticas e a todos os cidadãos, e é por isso que está no centro desta ofensiva global.
BELZUNCE, Fernando. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/09/28/sem-jornalismo-nao-ha-democracia-e-sem-democracia-a-escuridao-se-impoe.htm. Acesso em 29 set.2025. Adaptado.