VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - GAMES E PROCESSO EDUCATIVO

ENEM

GAMIFICAÇÃO E PROCESSO EDUCATIVO

MODELO ENEM – ID: KCM


TEXTO I

Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem

Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. “Gamificar” significa usar elementos dos jogos, de modo a engajar pessoas para atingir um objetivo. Na Educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar o engajamento, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo, além de ajudar a resolver situações-problema. O educador pode explorar a gamificação por meio de certas dinâmicas com sua turma: a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como combustível para a aprendizagem. Dessa forma, todo conhecimento serve a um propósito, o que envolve os estudantes no processo. A gamificação é, também, uma das respostas a diversos males que afetam a educação tradicional, sendo o maior deles o desinteresse dos estudantes. Falta de interesse é a principal causa de evasão escolar no Ensino Médio.

Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/gamificacao/. Acesso em 22 jun.2022. Adaptado.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “A gamificação do processo educativo: limites entre jogar e aprender”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta