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MODELO ENEM - EDUCAÇÃO SEM CELULAR
ENEM
EDUCAÇÃO SEM CELULAR
MODELO ENEM – ID: JSL
Texto
I
Desafios
e oportunidades da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas
Legislação não visa
afastar a tecnologia, mas regulamentar seu uso para proteger o bem-estar dos
estudantes
O ano letivo começou com
a promulgação da Lei Federal nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares na
escola. Ela representa uma importante resposta ao clamor social na tentativa de
equilibrar o uso das tecnologias no ambiente escolar.
Por
que essas leis foram criadas e o impacto esperado no ambiente escolar?
O uso excessivo de
dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, como celulares, tablets e
smartwatches, tem sido amplamente associado a problemas de saúde mental, como
ansiedade, depressão e isolamento social. Além disso, seu uso no ambiente
escolar expõe desafios à concentração e ao desempenho acadêmico. Nesse
contexto, a lei busca proteger os alunos contra os danos causados pela
dependência tecnológica, ao mesmo tempo em que visa promover um ambiente mais
focado no aprendizado.
O
impacto esperado da lei é significativo:
reduzir distrações em sala de aula, minimizar a concorrência com atividades
pedagógicas, combater o uso indevido de dispositivos nas escolas e diminuir a
exposição a conteúdos inadequados. Além disso, essas medidas incentivam o
desenvolvimento de interações interpessoais mais saudáveis entre os estudantes,
promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e inclusivo. Tal proibição não
representa um retrocesso, tampouco um afastamento da área da educação em
relação ao uso da tecnologia. Os benefícios são evidentes, considerando que
apenas os dispositivos pessoais dos alunos serão proibidos, sendo garantido,
por força de lei, que os dispositivos utilizados para fins pedagógicos
continuam permitidos. Essa flexibilidade demonstra que a legislação não visa
afastar a tecnologia, mas regulamentar seu uso para proteger o bem-estar dos
estudantes.
ANGELINI, Kelli Angelini. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2025/01/28/celulares-na-escola/.
Acesso em 17 fev.2025. Com ajustes.
Texto
II
A restrição do uso de
celulares em sala de aula nas escolas brasileiras foi motivada, principalmente,
pelo desvio da atenção dos alunos em relação às atividades pedagógicas,
comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. É importante anotar que, muito
embora as palavras “aluno” e “estudante” sejam sinônimas entre si, na prática, nota-se
certa diferença – enquanto a postura do aluno nem sempre participa ativamente
das atividades em sala de aula, o estudante é aquele que, o mais das vezes, autônoma
e solitariamente, se debruça nos conteúdos, quer físico que virtual. Desse
modo, tendo em vista, também, o fato de que os recursos tecnológicos não estão
proibidos em sala (e sim o equipamento individual do aluno), é possível garantir
que a formação de pessoas que passam por salas de aula (enquanto alunos e
cidadãos) só tem a ganhar. Segundo a Unesco, 1 em cada 4 países já tinha a
proibição ou restrição do celular em sala de aula – países como Estados Unidos,
França, Finlândia, Espanha, Portugal, Holanda, México, Suíça, Escócia, Canadá.
Grande é a expectativa de
uma nova era em sala de aula – queremos, todos, que a distração dos alunos tenha
sido, finalmente, superada.
Gislaine Buosi, educadora.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos
textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Desafios
na Educação, depois da proibição do uso do celular em sala de aula”.
Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione,
organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa
de seu ponto de vista.