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MODELO ENEM - EDUCAÇÃO SEM CELULAR

ENEM

EDUCAÇÃO SEM CELULAR

MODELO ENEM – ID: JSL


Texto I

Desafios e oportunidades da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas

Legislação não visa afastar a tecnologia, mas regulamentar seu uso para proteger o bem-estar dos estudantes

O ano letivo começou com a promulgação da Lei Federal nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares na escola. Ela representa uma importante resposta ao clamor social na tentativa de equilibrar o uso das tecnologias no ambiente escolar.

Por que essas leis foram criadas e o impacto esperado no ambiente escolar?

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, como celulares, tablets e smartwatches, tem sido amplamente associado a problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e isolamento social. Além disso, seu uso no ambiente escolar expõe desafios à concentração e ao desempenho acadêmico. Nesse contexto, a lei busca proteger os alunos contra os danos causados pela dependência tecnológica, ao mesmo tempo em que visa promover um ambiente mais focado no aprendizado.

O impacto esperado da lei é significativo: reduzir distrações em sala de aula, minimizar a concorrência com atividades pedagógicas, combater o uso indevido de dispositivos nas escolas e diminuir a exposição a conteúdos inadequados. Além disso, essas medidas incentivam o desenvolvimento de interações interpessoais mais saudáveis entre os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo e inclusivo. Tal proibição não representa um retrocesso, tampouco um afastamento da área da educação em relação ao uso da tecnologia. Os benefícios são evidentes, considerando que apenas os dispositivos pessoais dos alunos serão proibidos, sendo garantido, por força de lei, que os dispositivos utilizados para fins pedagógicos continuam permitidos. Essa flexibilidade demonstra que a legislação não visa afastar a tecnologia, mas regulamentar seu uso para proteger o bem-estar dos estudantes.

ANGELINI, Kelli Angelini. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2025/01/28/celulares-na-escola/. Acesso em 17 fev.2025. Com ajustes.


Texto II

A restrição do uso de celulares em sala de aula nas escolas brasileiras foi motivada, principalmente, pelo desvio da atenção dos alunos em relação às atividades pedagógicas, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. É importante anotar que, muito embora as palavras “aluno” e “estudante” sejam sinônimas entre si, na prática, nota-se certa diferença – enquanto a postura do aluno nem sempre participa ativamente das atividades em sala de aula, o estudante é aquele que, o mais das vezes, autônoma e solitariamente, se debruça nos conteúdos, quer físico que virtual. Desse modo, tendo em vista, também, o fato de que os recursos tecnológicos não estão proibidos em sala (e sim o equipamento individual do aluno), é possível garantir que a formação de pessoas que passam por salas de aula (enquanto alunos e cidadãos) só tem a ganhar. Segundo a Unesco, 1 em cada 4 países já tinha a proibição ou restrição do celular em sala de aula – países como Estados Unidos, França, Finlândia, Espanha, Portugal, Holanda, México, Suíça, Escócia, Canadá.

Grande é a expectativa de uma nova era em sala de aula – queremos, todos, que a distração dos alunos tenha sido, finalmente, superada.

Gislaine Buosi, educadora.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Desafios na Educação, depois da proibição do uso do celular em sala de aula”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.