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MODELO ENEM - DEFICIÊNCIAS OCULTAS

ENEM

DEFICIÊNCIAS OCULTAS

MODELO ENEM

ID: HXU



TEXTO I


🌻Objetivo: ajudar o dia a dia dessas pessoas a fim de garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam, como atendimento prioritário ou em situações de emergência. A medida altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e foi publicada na edição do "Diário Oficial da União" 17-7-2023. O uso do cordão é opcional, e o exercício aos direitos da pessoa com deficiência não depende da utilização do acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando requisitado por atendentes ou autoridades competentes.

Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/07/19/cordao-de-girassol-desenho-identifica-pessoas-com-deficiencias-ocultas-ou-nao-aparentes-entenda.ghtml. Acesso em 28.ago.2023.



TEXTO II

O cordão de girassol é uma incrível iniciativa do aeroporto Heathrow, e está sendo usado na maioria dos outros aeroportos do Reino Unido também. E a ideia já está se espalhando para outros países e estabelecimentos. Segundo o aeroporto de Heathrow: “O uso de um cordão de girassol em Heathrow permite que nossos colegas reconheçam que você tem uma deficiência oculta sem precisar declará-la. Isso permite que você viaje de forma independente pelo aeroporto, sabendo que, se precisar de apoio adicional durante a viagem, qualquer um dos nossos colegas poderá apoiá-lo. Se você sentir algum desconforto durante a viagem ou preferir assistência extra, vá a uma de nossas mesas de assistência, onde um de nossos colegas terá prazer em ajudar.”

Disponível em: https://www.enquantoelascrescem.com/2019/08/cordao-de-girassol-deficiencias-ocultas.html



TEXTO III




TEXTO IV



Disponível em: https://jornaldejuatuba.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Projeto-que-distribui-acessorio-para-identificar-pessoas-com-deficiencias-ocultas-nao-foi-sancionado.jpeg/. Acesso em 28.ago.2023.




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Desafios para a inclusão de pessoas com deficiências ocultas na sociedade brasileira”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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