VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT

ENEM

CLT – MODELO ENEM – ID: KI2AJUSTAR - HOUVE ALTERAÇÃO


Texto I 

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada com a finalidade de organizar e normatizar as relações de trabalho no Brasil, abrangendo tanto vínculos individuais quanto coletivos. Fruto de mais de uma década de elaboração, desde o início do Estado Novo até sua promulgação em 1943, a CLT contou com a contribuição de importantes juristas da época, que buscaram garantir direitos aos trabalhadores. A partir de então, a CLT passou por diversas reformulações para acompanhar as transformações sociais e econômicas, e ainda se mantém como a base legal que orienta os contratos de trabalho urbanos e rurais, assegurando direitos e deveres tanto para empregadores quanto para empregados. No entanto, contemporaneamente, há quem resista à CLT, ao fundamento de que é mais fácil enriquecer nas redes sociais. Embora alguns influenciadores alcancem sucesso e visibilidade, eles representam uma minoria num espaço altamente competitivo, onde a maior parte dos criadores não consegue se sustentar financeiramente. Segundo a Linktree, plataforma que permite que criadores e influenciadores agreguem vários links em uma única página, estima-se que 87% dos criadores de conteúdo ganham até 500 dólares por mês — valor insuficiente para viver com estabilidade. A internet, embora democrática no acesso, é excludente na recompensa. O sucesso rápido é a exceção, e não a regra.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.


Texto II

Vantagens: A CLT proporciona ao empregador diversos benefícios que são importantes para não sofrer nenhum abuso trabalhista. Por isso, sua existência contribui para a garantia de estabilidade e segurança, além de assegurar ao trabalhador uma qualidade de trabalho e um ambiente favorável para suas atividades. Conheça alguns dos direitos que estão presentes na CLT: férias e descanso remunerado; adicional por hora extra; licença maternidade; recolhimento de INSS; 13° salário; seguro-desemprego; FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) etc.

Desvantagens: Uma das principais, é que o salário bruto não chega ao trabalhador, uma vez que há alguns descontos para os benefícios. Outros aspectos negativos são o controle que o empregador exerce sobre o empregado. Além disso, o empregador também tem desvantagens com a CLT, já que o processo de admissão e desligamento é bastante burocrático – aliás, se o seu cumprimento não se der da maneira correta, o patrão pode sofrer penalidades e cobranças contratuais.

Disponível em: https://www.eniac.edu.br/blog/vantagens-e-desvantagens-do-clt. Acesso em 24 jun.2025. Adaptado.


Texto III

Enquanto influenciadores aproveitam para vender ideia de sucesso fácil na internet, muitos jovens acreditam que trabalhadores em regime CLT são o retrato de quem acorda às cinco da manhã e pega ônibus lotado para ouvir bronca de chefe, muitas vezes por um salário mínimo. Fabiana Sobrinho foi uma das pessoas que levantou esse alerta nas redes sociais, ao perceber que sua filha de 12 anos via a CLT de modo negativa, e que o termo já era até usado como ofensa entre os adolescentes. “Ela dizia: ‘Vou estudar para não virar uma CLT.’ Comecei a questionar e a repreender minha filha. Perguntei o que ela achava que era ser CLT e por que via isso como algo ruim. Conversei com outros adolescentes e todos têm o mesmo pensamento: ser CLT é ser fracassado.” Nas redes sociais, a busca pelo termo “CLT” traz uma enxurrada de desabafos e memes sobre o modelo de trabalho. Mas o que está por trás do ódio à carteira assinada? Mas o que está por trás do ódio à carteira assinada? “Tive a sorte de começar minha carreira na internet. Tenho pavor de ser CLT hoje em dia. Cresci vendo meus pais querendo só descansar no fim de semana, porque estavam cansados da semana de trabalho, e isso me criou um bloqueio”, diz Erick Chaves, de 19 anos, conhecido no TikTok como "Kinho".

NUNES, Júlia. https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2025/05/24/medo-jovens-clt-o-que-esta-por-tras.ghtml. Acesso em 24 jun.2025. Adaptado.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta