VOLTAR PARA OS TEMAS

[G8S] MODELO ENEM - ANIMAIS EM EXTINÇÃO

ENEM

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

MODELO ENEM

ID: G8S


Texto I


Animais em extinção no Brasil — Foto: Roberta Jaworski/G1


Pelo menos 1.173 espécies de animais vivem sob risco de extinção no país atualmente. Há outros dez animais que existiam no Brasil, os quais já desapareceram. Os dados são do Instituto de Conservação da Biodiversidade Chico Mendes (ICMBio). De 2008 para 2018, 716 espécies passaram a integrar a lista de ameaçados e 170 saíram. Em 2008 eram analisadas 1.400 espécies e, agora, são 12.254. Desses mais de 12 mil animais, 9,7% foram classificados em algum nível de ameaça. De acordo com o ICMBio, das 1.173 espécies ameaçadas no país, 724 estão nas duas categorias mais críticas, com risco alto ou extremamente alto de extinção.

A principal política de conservação natural do ICMBio são os planos de ação nacional, que identificam populações em risco e seus ambientes naturais para propor intervenções do poder público. Graças a essas ações algumas espécies conseguem ter sua chance de extinção diminuída.

A versão global mais recente é de 2012 e contabilizou 19.817 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo, entre animais e vegetais.

FIGUEIREDO, Patrícia.

Disponível em:https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/20/caatinga-tem-182-animais-ameacados-no-pais-quase-10-dos-monitorados-estao-sob-risco-de-extincao.ghtml



Texto II

Milhões de aves, tartarugas, mamíferos e peixes tropicais estão sendo retirados da natureza e comercializados internamente ou exportados para Estados Unidos, Europa, China, Oriente Médio e outros lugares. Muitos estão em perigo de extinção. O comércio internacional ilícito é facilitado por leis e penalidades fracas, manutenção inadequada de registros governamentais e aplicação ineficiente da lei, assim como corrupção generalizada, suborno, fraude, falsificação, lavagem de dinheiro e contrabando. Embora alguns animais sejam apreendidos e alguns contrabandistas de baixo escalão sejam capturados, os líderes desta operação criminosa global raramente são levados à justiça. O tráfico não só prejudica a vida silvestre como também dizima ecossistemas e coloca em risco a saúde pública. A Amazônia brasileira perde, todos os anos, milhões de animais silvestres para o tráfico.

POR SHARON GUYNUP EM 24 AGOSTO 2020 | TRANSLATED BY CAROL DE MARCHI. Disponível em:

https://brasil.mongabay.com/2020/08/as-redes-de-trafico-que-estao-acelerando-a-extincao-de-especies-na-amazonia/, adaptado. Acesso em 1.out.2021.

 


Texto III


Disponível em: https://www.alcinopolis.ms.gov.br/up/images/d4/4d/d44dee264a9e1b5dcf25a4f465d4c93a.jpg

 


Texto IV

O major Joaquim Elias Costa Paulino, ex-comandante do PMDF (Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal), foi afastado ontem do cargo por suspeita de atrapalhar na investigação referente a crimes ambientais no Distrito Federal. Ele afirmou que foi usado como 'bode expiatório'. A investigação teve início após o caso de Pedro Henrique Krambeck, estudante de veterinária que acabou picado por uma cobra naja que criava. Krambeck chegou a ficar em coma e se recuperou, sendo posteriormente preso pela Polícia Civil do Distrito Federal. Ele é suspeito de integrar um esquema para a prática de crimes ambientais, como tráfico internacional de animais, e acabou solto no dia 31 de julho. "Fiz o meu trabalho. Eu sei que por trás disso há uma rede grande de tráfico de animais, que atua não só no Brasil. Há pessoas poderosas envolvidas", disse o major Paulino, em entrevista publicada hoje pelo site Metrópoles.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/08/07/caso-naja-ha-uma-rede-grande-de-trafico-de-animais-diz-pm-afastado.htm



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Desafios para a preservação das espécies animais em extinção. Apresente proposta de intervenção social que respeite os valores humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.