VOLTAR PARA OS TEMAS

[G7U] MODELO ENEM - ALEITAMENTO MATERNO

ENEM

ALEITAMENTO MATERNO

MODELO ENEM

ID: G7U



Texto I

IIhttp://e.glbimg.com/og/ed/f/original/2015/10/08/pesquisa_aleitamento_1.jpg



Texto II

Atualmente, a maior parte das mulheres encontra dificuldade para amamentar. Em geral, elas foram “desaprendendo” com a disseminação da “cultura da mamadeira” ao longo das últimas décadas, e, como cada vez menos mulheres amamentam, são poucas as referências para se inspirar e aprender a respeito do assunto. Por isso é fundamental que os familiares dessas mulheres, bem como os profissionais de saúde e a sociedade em geral empenhem-se tanto na disseminação de informações corretas e atualizadas sobre o aleitamento, quanto no apoio e respeito às mães que amamentam, em qualquer lugar ou situação.

Mas, apesar de todos os esforços dos órgãos competentes para ressaltar a importância da amamentação, ainda percebemos muita desinformação e até mesmo preconceito em relação ao ato de amamentar. As mulheres que dão à luz a seus bebês, se deparam com muitas informações desencontradas acerca do aleitamento, às vezes fornecidas até mesmo por profissionais da área da saúde. Os familiares e amigos dão muitos palpites equivocados, e algumas pessoas condenam as mães que amamentam seus bebês em locais públicos.

Olhares tortos e comentários desagradáveis, infelizmente costumam fazer parte da rotina das mães que amamentam seus filhos quando eles solicitam, principalmente quando isso acontece em um espaço público.

Câmara, Bia. Disponível em: http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=2407


Texto III

Os benefícios da amamentação extrapolam a relação mãe e filho e beneficiam todo planeta. A amamentação é capaz de reduzir até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%. A amamentação também diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde e ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas, bem como garante a segurança alimentar de crianças por todo o mundo. O leite materno é o “padrão ouro” da alimentação, é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo o que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

https://www.unasus.gov.br/noticia/pesquisa-inedita-revela-que-indices-de-amamentacao-cresceram-no-brasil


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Caminhos para acabar com o preconceito e incentivar o aleitamento materno". Apresente proposta de intervenção social que respeito os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.