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EFAF - CONTO MARAVILHOSO - RELEITURA DE "A BELA ADORMECIDA"

CONTO - EF ANOS FINAIS

A BELA ADORMECIDA

RELEITURA DE CONTO MARAVILHOSO

ID: IHG



Você já sabe, mas não custa lembrar...


RELEITURA é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.

A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: a recriação exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!

Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso criar: enredo (história), narrador, personagens, tempo e espaço. É o narrador quem conta a história.

Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação de personagens, complicadores, clímax e desfecho.


No CONTO MARAVILHOSO, personagens naturais e/ou sobrenaturais convivem, em ambiente e tempo imaginários, diferentes do universo real. Geralmente, há um herói que age em defesa de outras personagens, muitas vezes oprimidas por situações também inusitadas.

O narrador do conto maravilhoso, em nenhum instante, se refere ao inusitado ou ao absurdo da situação – pelo contrário, tudo é narrado com aparente naturalidade, a fim de que o leitor, o quanto possível, não apenas se imagine no mesmo tempo e no mesmo espaço, mas também se convença da atuação das personagens. São comuns cenas que envolvem feitiços, milagres, metamorfoses, mágicas e outras situações surreais, ou seja, situações que ultrapassam a realidade lógica. Há contos maravilhosos que se tornaram clássicos do cinema, como João e Maria, Peter Pan e O gato de botas.


Leitura:

Se você conhece pessoas sonâmbulas, então você sabe que, embora elas pareçam estar acordadas, elas não estão conscientes durante um episódio de sonambulismo. Dependendo do caso, pessoas sonâmbulas inclusive interagem com as demais e até mesmo realizam atividades complexas (como sair de casa e até dirigir veículos. Têm comportamentos estranhos, é verdade, e podem reagir de maneira irracional e violenta, quando alguém tenta despertá-los. Afinal, nos instantes de sonambulismo, eles podem estar vivenciando um pesadelo e, portanto, em determinadas circunstâncias, não podemos descartar a possibilidade de que, inconscientemente, ou seja, sem querer, eles ataquem familiares e amigos, uma vez que são grandes as chances confundirem essas pessoas com os personagens – boas ou más - que lhes povoam os sonhos.

RINCÓN, Maria Luciana. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/comportamento/44675-e-possivel-que-sonambulos-cometam-assassinatos.htm. Reescrito para fins didáticos. Acesso em 10.abr.2024.


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você tenha sido convidado por uma editora para escrever a RELEITURA do Conto Maravilhoso A BELA ADORMECIDA, um clássico conto maravilhoso, que está presente no imaginário de crianças, jovens e adultos. É enredo típico das mais deliciosas rodas de contação de histórias.


COMANDO: Para essa proposta de redação, você deverá recriar o conto maravilhoso e, para tanto, deverá considerar a leitura de Maria Luciana Rincón.


OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”: mergulhe na proposta, pense, levante hipóteses – então “A Bela Adormecida” é sonâmbula?; o que ela tem feito de extraordinário?; a dócil menina já teve alguma atitude violenta com o príncipe?; qual?; é verdade que ela saiu, apressada, na carruagem e avançou os semáforos vermelhos, entrou na contramão de direção?; quando ela acordar, vai se lembrar do episódio de sonambulismo? etc., etc., etc.


SUPER DICAS: Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo... Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então... Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e parágrafos estão bem ligados, se os fatos seguem uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, as pontuações e os plurais estão corretos.


Não economize criatividade!


(Proposta adaptada do Sistema Bernoulli)

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