EFAF - CONTO MARAVILHOSO - RELEITURA DE "A BELA ADORMECIDA"
CONTO - EF ANOS FINAIS
A BELA ADORMECIDA
RELEITURA DE CONTO MARAVILHOSO
ID: IHG
Você já sabe, mas não
custa lembrar...
RELEITURA é a apropriação de uma referência artística ou
literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a
reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto
“espelhado”. E não se pode negar: a recriação exige sensibilidade, técnica e
muita criatividade!
Contos são narrativas
curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso criar:
enredo (história), narrador, personagens, tempo e espaço. É o narrador quem
conta a história.
Atenção à estrutura
tradicional do conto: apresentação de personagens, complicadores, clímax e
desfecho.
No CONTO MARAVILHOSO, personagens naturais e/ou
sobrenaturais convivem, em ambiente e tempo imaginários, diferentes do universo
real. Geralmente, há um herói que age em defesa de outras personagens, muitas
vezes oprimidas por situações também inusitadas.
O narrador do conto maravilhoso, em nenhum instante,
se refere ao inusitado ou ao absurdo da situação – pelo contrário, tudo é
narrado com aparente naturalidade, a fim de que o leitor, o quanto possível, não
apenas se imagine no mesmo tempo e no mesmo espaço, mas também se convença da
atuação das personagens. São comuns cenas que envolvem feitiços, milagres,
metamorfoses, mágicas e outras situações surreais, ou seja, situações que ultrapassam
a realidade lógica. Há contos maravilhosos que se tornaram clássicos do cinema,
como João e Maria, Peter Pan e O gato de botas.
Leitura:
Se você conhece pessoas sonâmbulas, então você sabe
que, embora elas pareçam estar acordadas, elas não estão conscientes durante um
episódio de sonambulismo. Dependendo do caso, pessoas sonâmbulas inclusive
interagem com as demais e até mesmo realizam atividades complexas (como sair de
casa e até dirigir veículos. Têm comportamentos estranhos, é verdade, e podem
reagir de maneira irracional e violenta, quando alguém tenta despertá-los.
Afinal, nos instantes de sonambulismo, eles podem estar vivenciando um pesadelo
e, portanto, em determinadas circunstâncias, não podemos descartar a
possibilidade de que, inconscientemente, ou seja, sem querer, eles ataquem
familiares e amigos, uma vez que são grandes as chances confundirem essas
pessoas com os personagens – boas ou más -que lhes povoam os sonhos.
RINCÓN, Maria Luciana.
Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/comportamento/44675-e-possivel-que-sonambulos-cometam-assassinatos.htm.
Reescrito para fins didáticos. Acesso em 10.abr.2024.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você tenha sido
convidado por uma editora para escrever a RELEITURA do Conto Maravilhoso A BELA
ADORMECIDA, um clássico conto maravilhoso, que está presente no imaginário de
crianças, jovens e adultos. É enredo típico das mais deliciosas rodas de
contação de histórias.
COMANDO: Para essa proposta de redação, você deverá
recriar o conto maravilhoso e, para tanto, deverá considerar a leitura de Maria
Luciana Rincón.
OPERAÇÃO “PUXA-IDEIAS”: mergulhe na proposta, pense,
levante hipóteses – então “A Bela Adormecida” é sonâmbula?; o que ela tem feito
de extraordinário?; a dócil menina já teve alguma atitude violenta com o
príncipe?; qual?; é verdade que ela saiu, apressada, na carruagem e avançou os
semáforos vermelhos, entrou na contramão de direção?; quando ela acordar, vai
se lembrar do episódio de sonambulismo? etc., etc., etc.
SUPER DICAS: Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser
original. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é
sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o
segundo... Até o final de seu conto,
o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por
quê?, e então... Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o
que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está
fácil de ser entendido, se as frases e parágrafos estão bem ligados, se os
fatos seguem uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições
nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, as pontuações e
os plurais estão corretos.