VOLTAR PARA OS TEMAS

[GAZ] EM - VERBETE - MODELO UNICAMP - CRINGE

UNICAMP

CRINGE

VERBETE

MODELO UNICAMP

ID: GAZ


LEITURA

O que é cringe? Entenda o meme que circula na Internet

Palavra 'cringe' está sendo utilizada para expor visões e opiniões sobre diversos assuntos; entenda

O significado do termo "cringe" ganhou repercussão nas últimas semanas. A palavra de origem inglesa consiste em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por determinada pessoa. Usuários das redes sociais tornaram popular o termo, que significa algo como "vergonhoso", em tradução livre. Internautas estão utilizando a palavra "cringe" de diversas formas e em diferentes cenários. O termo está sendo associado com figuras públicas, músicas, filmes, entre outras especificações. A palavra vem sendo usada principalmente em discussões entre as gerações Milennials e Z para justificar costumes e atitudes.

Conflitos geracionais

O uso da gíria "cringe" vem sendo responsável por estabelecer diferenciações entre as gerações conhecidas como "Milennials" e "Geração Z". Características, modos de pensar e agir dos pertencentes às duas gerações estão sendo questionados e associados a serem desconfortantes ou antigos. Pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990, os "Millennials" ou "Geração Y", se diferenciam de quem faz parte da "Geração Z" — também denominada "GenZ", "pós-Millennials", entre outros —, que são pessoas nascidas a partir dos meados da década de 1990. Na Internet, a produção de conteúdo explicando o termo "cringe" e as gerações Millennials e Z tem aumentado, fazendo com que o termo continue em alta entre os consumidores digitais. Tuítes contendo listas de atitudes e costumes consideradas "cringe" por parte dos usuários também são frequentes no uso do meme.

Gerações Millenials e Z debatem sobre a palavra 'cringe'

Foto: Reprodução/Twitter


No Google Trends, plataforma que monitora buscas na Internet, a procura por termos associados com a palavra segue em aumento nos últimos dias. Termos como "Geração Z" e "Millennials" estão entre os mais procurados. No Twitter, diversos são os tweets relacionados com o termo "cringe" e seus diferentes usos. De perfis oficiais entrando na brincadeira a adaptações de letras de músicas, os conteúdos variam de acordo com a criatividade dos envolvidos. A discussão permanece nas redes sociais e a palavra "cringe" tem se tornado comum para se referir a algo que é considerado desconfortante. As questões envolvendo diferentes gerações fazem com que os debates aumentem e gerem conteúdo para que os usuários possam opinar.

BARTKEVIJIEduardo Bartkevihi https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/o-que-e-cringe-entenda-o-meme-que-circula-na-internet.ghtml, adaptado.

Acesso em 8.nov.2021.


COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para escrever um VERBETE a ser publicado numa Revista on-line, destinada ao público da terceira idade. A finalidade do verbete é explicar o significado da palavra CRINGE, cujo conceito ainda é pouco conhecido entre esse público. Você, então, deverá:

. definir a palavra “cringe”;

. esclarecer o que é e em que medida a palavra “cringe” se relaciona aos termos “Geração Z” e “Millennials” e

. citar dois exemplos tendentes a elucidar melhor o assunto.



O que é VERBETE?
O verbete é um conjunto de definições, acepções, exemplos e outras informações acerca de determinada palavra, expressão ou assunto. O verbete é gênero que se apropria da função metalinguística da linguagem, e está presente nos dicionários, nas enciclopédias, nos glossários e, com o advento da internet, em revistas/sites virtuais.



Como fazer um VERBETE?
Excetuando-se a estrutura rígida/tradicional dos verbetes nos dicionários, nos demais espaços, a estrutura é mais flexível. O importante é que, por meio de uma construção lógica e coerente, ao final da leitura do verbete, o leitor compreenda perfeitamente o significado daquilo que o verbete se propôs a definir. Os verbetes comportam exemplificações, para a melhor compreensão do leitor.

O verbete não tem marcas pessoais – é escrito na 3.ª pessoa do singular, e não registra a opinião daquele que o desenvolve.