VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - RESUMO - MODELO UFU - DENGUE

UFU - RESUMO

RESUMO – DENGUE – ID: LC1


Leia com atenção todas as instruções:

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.


Texto I

A cor da roupa que você usa pode ajudar, ou não, na proteção contra o mosquito que transmite a dengue. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Washington —e um artigo sobre o tema foi publicado em 2022 pela Nature Communications.

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue em 2024, com quase 4 milhões de casos prováveis.

Cheiro atrai mosquitos. O estudo indica que, após detectar um gás que exalamos, o mosquito voa em direção a algumas cores específicas. É o caso do vermelho, laranja, preto e ciano. Cores como verde, roxo e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.

Pele humana também emite sinal colorido atrativo. A pele humana, independentemente da pigmentação, emite um "sinal" vermelho-alaranjado para os mosquitos, de acordo com os pesquisadores. “Quando eles [mosquitos] cheiram compostos específicos, como o gás carbônico (CO2) da nossa respiração, esse cheiro estimula os olhos a procurar cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a um hospedeiro em potencial, e se dirigem a eles”, diz Jeffrey Riffell, professor da Universidade de Washington.

Estratégia para encontrar hospedeiros. Essas descobertas ajudam os cientistas a explicarem como os mosquitos encontram hospedeiros. E saber quais cores os atraem e quais não pode ajudar a projetar melhores repelentes, armadilhas e outros métodos para mantê-los afastados.

Como foi o experimento

Diferentes estímulos visuais e olfativos. Os experimentos foram realizados com mosquitos fêmeas Aedes aegypti — capazes de transmitir dengue, febre amarela, chikungunya e zika. A escolha ocorreu porque apenas as fêmeas sugam o sangue e transmitem a dengue. Elas foram expostas a diferentes tipos de estímulos visuais e olfativos.

Rastreio individual. Os mosquitos foram rastreados individualmente em câmaras de teste em miniatura. Odores específicos eram pulverizados nesses locais, além de apresentarem diferentes tipos de padrões visuais como um ponto colorido ou uma mão humana.

Combinação de cor e cheiro. Quando não havia qualquer estímulo de odor, na maioria das vezes, os mosquitos ignoravam os pontos coloridos. Com uma borrifada de CO2, os mosquitos continuavam a ignorar caso fosse verde ou roxo. Entretanto, as cores vermelhas, laranja, preto ou ciano atraíam os mosquitos fazendo com que voassem em sua direção. “Filtrar essas cores atraentes em nossa pele ou usar roupas que evitem essas cores pode ser outra maneira de evitar uma picada de mosquito”, acrescenta Riffell.

Gás CO2 aumenta a atividade das fêmeas. Em pesquisas anteriores da equipe de Riffell e de outros grupos, foi possível notar que o gás CO2, ao ser cheirado, aumenta o nível de atividade das fêmeas dos mosquitos em busca de um hospedeiro.

Proteja-se da dengue. Outras medidas são essenciais para evitar a dengue. A prevenção começa evitando a procriação do seu vetor. O Aedes aegypti é um inseto urbano atraído por reservatórios de água, porque as fêmeas depositam os ovos na superfície da água limpa. Tais recipientes podem ser: latas e garrafas vazias; pneus; calhas; caixas d'água descobertas; pratos de vasos de plantas; qualquer outro meio capaz de armazenar água da chuva.

Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2024/04/27/roupa-vermelha-atrai-mosquito-da-dengue-por-que-cor-pode-facilitar-picada.htm. Adaptado. Acesso em 27.abr.2024.


Texto II

Nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil somou 166 mortes por dengue e 416.510 casos prováveis da doença, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde. Outras 405 mortes estavam em investigação.

Mulheres são as mais afetadas pela doença, representando 55% dos casos. Já os homens são 45%. A faixa etária que contempla maior número de casos vai dos 20 e 29 anos: são 78.843. Na sequência,  aparecem os grupos de 30 a 39 anos (com 70.035 casos) e 40 a 49 anos (64.762 casos).

Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/02/26/dengue-numero-de-casos-mortes.htm. Acesso em 9 dez.2025.

Escreva um RESUMO.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta