O tópico frasal é a ideia central, ou seja, a
ideia mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do
parágrafo. ATENÇÃO: não se deve construir parágrafo de apenas uma frase – o
ideal é que sejam duas ou três, por parágrafo.
Veremos a seguir estratégias para a construção
dos parágrafos do desenvolvimento da dissertação, ou seja, dos parágrafos da
argumentação.
Comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO +
TÓPICO FRASAL (PARÁFRASE DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO) + COMENTÁRIOS ou
JUSTIFICATIVAS ou EXPLICAÇÕES ou EXEMPLIFICAÇÕES ou COMPARAÇÕES REFERENTES AO
TÓPICO FRASAL + FINALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO.
Para o terceiro parágrafo, use a mesma
estratégia, com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.
Texto
I
Impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos
aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma
pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de
21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não
praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda.
“A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do
sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica
difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má
qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”,
aponta uma neuropediatra.
Disponível em: https://saude.abril.com.br.
Acesso em: 3 de jun. 2019. Adaptado.
Texto
II
Riscos
e benefícios das novas tecnologias para crianças: Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), há
claras evidências de que as mídias digitais contribuem substancialmente para
diferentes problemas de saúde, como a obesidade e comportamentos agressivos
e/ou alienados. Por outro lado, a AAP reconhece os benefícios da tecnologia na
aprendizagem e nos relacionamentos sociais, a partir da interatividade possibilitada
pelos diferentes dispositivos de mídia digital. As novas tecnologias de
comunicação alteraram a forma de acesso e armazenamento da memória, pois,
através de imagens, sons e movimentos apresentados nos dispositivos eletrônicos
de comunicação é possível fixar conteúdos, armazenar sentimentos, aprendizagens
e lembranças que não necessariamente foram vivenciadas presencialmente pelos
espectadores. As mídias digitais propiciam experiências culturais através de
interações diversificadas, permitindo às crianças apropriarem-se do conteúdo e
da comunicação baseados em suas necessidades, motivações e interesse.