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EM - EDITORIAL - PATRULHAMENTO ESCOLAR

EDITORIAL - EM

PATRULHAMENTO NAS ESCOLAS

EDITORIAL - ID: KKW


Texto III

A presença de patrulhamento policial no portão das escolas públicas tem gerado debates entre pais, educadores e autoridades. Os que defendem a medida afirmam que ela inibe ações de violência, tráfico e furtos nas imediações, além de proporcionar uma sensação maior de segurança para estudantes e funcionários. Em regiões marcadas por conflitos e criminalidade, o patrulhamento pode funcionar como elemento de dissuasão e proteção. Entretanto, há o receio de que a medida reforce estigmas sociais, tratando a escola como espaço de risco, e não como ambiente de aprendizagem e acolhimento. Especialistas em educação defendem que a segurança escolar deve passar por políticas públicas amplas, com mediação de conflitos, fortalecimento do vínculo comunitário e apoio psicológico. Assim, o patrulhamento no portão da escola, por si só, pode ser paliativo se não vier acompanhado de ações integradas e preventivas.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.


COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para escrever o EDITORIAL para a Revista Segurança & Saúde na Escola. Seu texto deverá contemplar a resposta para a seguinte pergunta-tema: "O patrulhamento policial é a solução para a segurança da comunidade escolar?"

SÓ PARA LEMBRAR...

O EDITORIAL é um texto de caráter expositivo-argumentativo, veiculado em jornais e revistas. O editorialista (quem escreve o editorial) focaliza um tema atual e polêmico, de viés político, econômico, social, educacional etc., a partir do qual firma suas argumentações. O Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista, explorando, geralmente, a matéria da capa.

Como fazer um EDITORIAL?

ü O texto é breve – entre 25 e 30 linhas.

ü A linguagem depende do público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o caráter da revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e, consequentemente, a faixa etária dos leitores.

ü A estrutura segue a dos demais gêneros de caráter dissertativo: tema, reflexão/discussão e conclusão.

ü É escrito, preferencialmente, na 3ª pessoa do singular.

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