A presença de
patrulhamento policial no portão das escolas públicas tem gerado debates entre
pais, educadores e autoridades. Os que defendem a medida afirmam que ela inibe
ações de violência, tráfico e furtos nas imediações, além de proporcionar uma
sensação maior de segurança para estudantes e funcionários. Em regiões marcadas
por conflitos e criminalidade, o patrulhamento pode funcionar como elemento de
dissuasão e proteção. Entretanto, há o receio de que a medida reforce estigmas
sociais, tratando a escola como espaço de risco, e não como ambiente de
aprendizagem e acolhimento. Especialistas em educação defendem que a segurança
escolar deve passar por políticas públicas amplas, com mediação de conflitos,
fortalecimento do vínculo comunitário e apoio psicológico. Assim, o
patrulhamento no portão da escola, por si só, pode ser paliativo se não vier
acompanhado de ações integradas e preventivas.
Gislaine Buosi, advogada e educadora.
COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado para escrever
o EDITORIAL para a Revista Segurança & Saúde na Escola. Seu texto
deverá contemplar a resposta para a seguinte pergunta-tema: "O patrulhamento policial é a
solução para a segurança da comunidade escolar?"
SÓ PARA LEMBRAR...
O EDITORIAL é um texto
de caráter expositivo-argumentativo, veiculado em jornais e revistas. O
editorialista (quem escreve o editorial) focaliza um tema atual e polêmico, de
viés político, econômico, social, educacional etc., a partir do qual firma suas
argumentações. O Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista,
explorando, geralmente, a matéria da capa.
Como fazer um
EDITORIAL?
üO texto é breve –
entre 25 e 30 linhas.
üA linguagem
depende do público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o
caráter da revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e,
consequentemente, a faixa etária dos leitores.
üA estrutura segue
a dos demais gêneros de caráter dissertativo: tema, reflexão/discussão e
conclusão.
üÉ escrito, preferencialmente, na 3ª pessoa do
singular.