‘Apagão’ docente: O Brasil tem hoje cerca de 2,4 milhões de professores na educação básica, os quais atendem 47,3 milhões de estudantes, segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2023. Dados do Inep indicam que há um déficit de professores da educação básica, e que o país está às vésperas de um ‘apagão docente’. “É fato que vivemos um ‘apagão do magistério’ que pode comprometer qualquer projeto de desenvolvimento econômico e social do país. Para resolver a questão, é necessário: formação em tempo integral; bolsas de permanência para estudantes; carreira nacional do magistério; porta de entrada para os melhores profissionais, e de saída para aqueles com baixos níveis de desempenho e comprometimento; salários mais expressivos; valorização social da carreira. Países que se destacam no campo educacional fizeram e fazem isso”, explica Cesar Callegari, sociólogo e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Callegari.
Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2025/05/08/apagao-docente-brasil/. Acesso em 19 mai.2025. Adaptado.
Estatísticas Alarmantes sobre o Apagão de Professores: A dimensão do problema se estende à formação de novos professores. Das 2,8 milhões de vagas ofertadas em cursos de licenciatura em 2021, apenas 300 mil foram preenchidas, resultando em um déficit de 2,5 milhões de vagas. Essa escassez na formação de novos docentes agrava ainda mais a crise, comprometendo a perspectiva de melhoria no futuro próximo.
Disponível em: https://www.pebsp.com/crise-na-educacao-brasil-vive-um-verdadeiro-apagao-de-professores-qualificados/. Acesso em 22 out.2024. Adaptado.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “Estratégias para o enfrentamento do apagão de professores no Brasil”.