VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CARTA ARGUMENTATIVA DE RECLAMAÇÃO - FALTA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EM

CARTA ARGUMENTATIVA DE RECLAMAÇÃO

FALTA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO DF

ID: KE7


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Em nome dos comerciantes da Asa Norte, do Distrito Federal, escreva uma CARTA ARGUMENTATIVA DE RECLAMAÇÃO, endereçada ao PRESIDENTE DA COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA (CEB), concessionária responsável pela execução e fiscalização dos serviços de iluminação pública do Distrito Federal. A carta deverá apresentar e discutir o problema em torno da precariedade da iluminação pública, para, ao final, reclamar e exigir providências.


Você já sabe...

Quando se fala em carta argumentativa, espera-se que, ao longo do texto, as marcas de interlocução sejam mantidas (vocativos, pronomes) – é fundamental não esquecer que se escreve para uma determinada pessoa/instituição.

Por meio da carta argumentativa de reclamação, pretende-se apresentar, argumentar e convencer o interlocutor (a pessoa ou a instituição destinatária) a respeito do problema que está sendo enfrentado, para então reclamar e pedir soluções.

É possível escrever a carta na 1ª pessoa do singular (quando o próprio remetente se dirige ao destinatário) ou na 3ª pessoa do singular (quando o remetente, em nome de uma instituição ou da comunidade, se dirige ao destinatário).

Nas cartas formais é preciso empregar  pronomes de tratamento respeitosos.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta