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EM - CARTA ARGUMENTATIVA - CENSURA A OBRAS LITERÁRIAS
CARTA ARGUMENTATIVA - EM
CENSURA A OBRAS LITERÁRIAS
CARTA ARGUMENTATIVA - ID: KL7
Texto I
Especialistas afirmam que a
justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do
Paraná para recolher das escolas públicas os exemplares do livro “O Avesso da
Pele, de Jeferson Tenório é fraca e escorada no racismo. Já as secretarias de
educação afirmam que a obra apresenta “expressões impróprias” para menores de
18 anos, e que, por este motivo, precisaria ser reavaliada ou retirada das
instituições.
SANTOS,
Emily. Disponível em:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/03/08/o-avesso-da-pele-livro-que-debate-racismo-e-censurado-em-escolas-de-3-estados-por-reacao-equivocada-ao-conteudo-alertam-especialistas.ghtml.
Adaptado. Acesso em 26 jun.2024. Adaptado.
Texto II
A Academia Brasileira de Letras (ABL)
repudiou a censura imposta, em 20/06/2024, em Minas Gerais, ao livro “O Menino
Marrom”, de Ziraldo. “Infelizmente, episódios dessa natureza têm se repetido em
escolas brasileiras, seguindo um padrão preocupante: um livro é selecionado e
aprovado pelo Ministério da Educação, é aceito pelas escolas e, posteriormente,
vira alvo de censura por parte de pais ou pedagogos, que apresentam argumentos
frágeis e insuficientes contra a obra literária”, destacou a ABL.
ANDERSEN,
Alice. Disponível em: https://revistaforum.com.br/cultura/2024/6/26/abl-se-pronuncia-sobre-censura-do-livro-o-menino-marrom-feita-por-incentivo-de-pastor-do-pl-161153.html.
Acesso em 27 jun.2025. Adaptado.
PROPOSTA DE
REDAÇÃO: Escreva uma CARTA ARGUMENTATIVA ao Ministro da Educação, em cuja
carta você apresente, argumente e responda à pergunta-tema: “A censura a
obras literárias é manifestação de retrocesso cultural?” Até a finalização
da carta você deverá não apenas convencer o ministro acerca do seu ponto de
vista, como também sugerir estratégias para resolver a questão.
O que é Carta Argumentativa?
É um gênero
textual que se apropria do tipo dissertativo. Ao longo da carta, é preciso que
as marcas de interlocução sejam mantidas (vocativos, pronomes) – isso porque se escreve para uma pessoa/instituição
pré-determinada. Por meio da carta, pretende-se convencer o interlocutor sobre
o que está sendo exposto, enfrentado e pedido. É possível escrever na 1ª pessoa
do singular (quando o próprio remetente dirige-se ao destinatário) ou na 3ª
pessoa do singular (quando o remetente, em nome de uma instituição, dirige-se
ao destinatário).
Nas cartas formais é preciso empregar os pronomes de
tratamento respeitosos.
Atenção à
estrutura-padrão da carta:
ü
local e data;
ü
identificação do
destinatário;
ü
referência/destaque do
assunto;
ü
vocativo, distinção do
cargo do destinatário;
ü
apresentação do remetente
(nos vestibulares, geralmente, apenas as iniciais do remetente);
ü
apresentação do assunto;
ü
argumentação;
ü
sugestão/intenção/pedido;
ü
despedida;
ü
assinatura (apenas as
iniciais).