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EM - CARTA ARGUMENTATIVA - CENSURA A OBRAS LITERÁRIAS

CARTA ARGUMENTATIVA - EM

CENSURA A OBRAS LITERÁRIAS

CARTA ARGUMENTATIVA - ID: KL7

Texto I

Especialistas afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher das escolas públicas os exemplares do livro “O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório é fraca e escorada no racismo. Já as secretarias de educação afirmam que a obra apresenta “expressões impróprias” para menores de 18 anos, e que, por este motivo, precisaria ser reavaliada ou retirada das instituições.

SANTOS, Emily. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/03/08/o-avesso-da-pele-livro-que-debate-racismo-e-censurado-em-escolas-de-3-estados-por-reacao-equivocada-ao-conteudo-alertam-especialistas.ghtml. Adaptado. Acesso em 26 jun.2024. Adaptado.


Texto II

A Academia Brasileira de Letras (ABL) repudiou a censura imposta, em 20/06/2024, em Minas Gerais, ao livro “O Menino Marrom”, de Ziraldo. “Infelizmente, episódios dessa natureza têm se repetido em escolas brasileiras, seguindo um padrão preocupante: um livro é selecionado e aprovado pelo Ministério da Educação, é aceito pelas escolas e, posteriormente, vira alvo de censura por parte de pais ou pedagogos, que apresentam argumentos frágeis e insuficientes contra a obra literária”, destacou a ABL.

ANDERSEN, Alice. Disponível em: https://revistaforum.com.br/cultura/2024/6/26/abl-se-pronuncia-sobre-censura-do-livro-o-menino-marrom-feita-por-incentivo-de-pastor-do-pl-161153.html. Acesso em 27 jun.2025. Adaptado.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Escreva uma CARTA ARGUMENTATIVA ao Ministro da Educação, em cuja carta você apresente, argumente e responda à pergunta-tema: “A censura a obras literárias é manifestação de retrocesso cultural?” Até a finalização da carta você deverá não apenas convencer o ministro acerca do seu ponto de vista, como também sugerir estratégias para resolver a questão.


O que é Carta Argumentativa? 

É um gênero textual que se apropria do tipo dissertativo. Ao longo da carta, é preciso que as marcas de interlocução sejam mantidas (vocativos, pronomes)  – isso porque se escreve para uma pessoa/instituição pré-determinada. Por meio da carta, pretende-se convencer o interlocutor sobre o que está sendo exposto, enfrentado e pedido. É possível escrever na 1ª pessoa do singular (quando o próprio remetente dirige-se ao destinatário) ou na 3ª pessoa do singular (quando o remetente, em nome de uma instituição, dirige-se ao destinatário).

Nas cartas formais é preciso empregar os pronomes de tratamento respeitosos.


Atenção à estrutura-padrão da carta:

ü local e data;

ü identificação do destinatário;

ü referência/destaque do assunto;

ü vocativo, distinção do cargo do destinatário;

ü apresentação do remetente (nos vestibulares, geralmente, apenas as iniciais do remetente);

ü apresentação do assunto;

ü argumentação;

ü sugestão/intenção/pedido;

ü despedida;

ü assinatura (apenas as iniciais).

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