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EM - CARTA ARGUMENTATIVA - AUMENTO DA REPROVAÇÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA

CARTA ARGUMENTATIVA - EM

AUMENTO DA TAXA DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLARES

CARTA ARGUMENTATIVA

ID: KE8

Texto I

Adolescentes deparam-se com situações novas e pressões sociais, quando se aproximam da idade adulta. Muitas pessoas consideram flutuações do humor e mudanças de comportamento como uma fase normal da adolescência. No entanto, para muitos adolescentes, sintomas como descontentamento, confusão, solidão, incompreensão e atitudes de rebeldia podem indicar depressão.

Disponível em: http://www.pfizer.com.br/sua-saude/depressao/depress%C3%A3o-e-adolescente. Acesso em 3 jun.2025. Adaptado.

Texto II

Um levantamento feito com 1.046 vestibulandos de Porto Alegre (RS) verificou que 56,3% dos estudantes apresentaram sintomas de ansiedade, considerando os níveis de intensidade leve, moderado e grave. “Os alunos de cursos pré-vestibulares vivem sob pressão, o que pode estar relacionado com a instalação de quadros de ansiedade generalizada. Para que a ansiedade não gere problemas mentais mais graves, a preparação para provas ou concursos deve ser psico-educacional”, revela o psiquiatra Daniel Guzinski Rodrigues.

Disponível em: http://www.pfizer.com.br/sua-saude/depressao/depress%C3%A3o-e-adolescente. Acesso em 3 jun.2025. Acesso em 3 jun.2025. Adaptado.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Escreva uma CARTA ARGUMENTATIVA endereçada ao SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, em cuja carta deverá ser apresentado e discutido o tema: DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA DOS PRÉ-VESTIBULANDOS. Ao final, sugira/peça soluções ao problema. Escreva de 25 a 30 linhas.


Atenção à estrutura-padrão da carta:

ü local e data;

ü identificação do destinatário;

ü referência/destaque do assunto;

ü vocativo, distinção do cargo do destinatário;

ü apresentação do remetente;

ü apresentação do assunto;

ü argumentação;

ü sugestão/intenção/pedido;

ü despedida;

ü assinatura.


Carta argumentativa é dissertação com data, vocativo e assinatura?

Não!

Carta argumentativa é um gênero textual que se apropria do tipo dissertativo. Ainda há quem pense que uma dissertação argumentativa, com data e vocativo, configura-se uma carta. Isso é engano. Na carta argumentativa, espera-se que as marcas de interlocução sejam mantidas (vocativos, pronomes) – é fundamental não esquecer que se escreve para determinado interlocutor/destinatário (pessoa ou instituição), e não para qualquer interlocutor (leitor universal). Desse modo, não basta apenas a “moldura” do texto para que se configure uma carta.

Por meio da carta argumentativa, pretende-se apresentar, argumentar e convencer o interlocutor não apenas sobre o que está sendo enfrentado, como também o que se espera dele (interlocutor).

É possível escrever na 1ª pessoa do singular (quando o próprio remetente se dirige ao destinatário) ou na 3ª pessoa do singular (quando o remetente, em nome de uma entidade, se dirige ao destinatário).

Nas cartas formais é preciso, também, empregar  pronomes de tratamento respeitosos.

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