VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - ARTIGO DE OPINIÃO - VIDA E MORTE DE MJ GONZAGA DE SÁ

ARTIGO DE OPINIÃO - EM

ARTIGO DE OPINIÃO

Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto

ID: JRR


Leitura:

Publicado em 1919, Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, é um romance que mescla ficção e memória para biografar Gonzaga de Sá, um intelectual solitário e desencantado com a sociedade carioca do início do século XX. O protagonista é visto pelos olhos de um jovem narrador, Augusto Machado, que o admira pela erudição e espírito crítico. No entanto, ao longo da trajetória, objeto da narrativa de Machado, fica evidente o isolamento e a frustração de Gonzaga, que se sente deslocado em um mundo dominado pelo materialismo, pela hipocrisia e pelas injustiças sociais.

Lima Barreto, conhecido por sua crítica às elites e às instituições brasileiras, constrói um protagonista que representa sua própria desilusão com o Brasil da Primeira República, cujo topo da pirâmide social mostrava indiferença aos intelectuais de então, o que era um sintoma da falência de uma sociedade adoentada; nos dias de hoje, vivemos idêntica situação.

O romance aborda temas como burocracia, desigualdade social e racismo estrutural, mostrando como intelectuais progressistas da época eram marginalizados. A narrativa, fluida e introspectiva, alterna entre cenas cotidianas e reflexões filosóficas, expondo a angústia de Gonzaga diante da mediocridade social.

No final, a morte do personagem simboliza não apenas o fim de um indivíduo, mas o fracasso de um ideal humanista em uma sociedade que não valoriza o conhecimento e a justiça. Assim, Lima Barreto cria um retrato amargo da sociedade brasileira, antecipando discussões que ainda permanecem atuais.

Gislaine Buosi, professora de Literatura


COMANDO: Para seu ARTIGO DE OPINIÃO, considere o fragmento: “... o topo da pirâmide social mostrava indiferença aos intelectuais de então, o que era um sintoma da falência de uma sociedade adoentada; nos dias de hoje, vivemos idêntica situação.”

E então? Você concorda com Gislaine Buosi? Justifique seu ponto de vista.

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


VOCÊ JÁ SABE...

ARTIGO DE OPINIÃO (ou Artigo opinativo, ou, ainda, Texto de opinião), como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo, que é persuasivo: inserido nos grandes periódicos, é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais. 

O texto, geralmente, é escrito na 1ª pessoa, leva título e assinatura.

A estrutura do artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.


ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.