VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - CHORO

ARTIGO/TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - EF ANOS INICIAIS

POR QUE CHORAMOS?

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - ID: L4F


O ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, como o próprio nome diz, é aquele que tem a finalidade de “popularizar a ciência”, ou seja, divulgar às pessoas as descobertas, os resultados de pesquisas feitas pela comunidade científica. É preciso focalizar, em especial, o que foi descoberto/estudado. Por vezes, também é possível determinar quem descobriu; como foi descoberto; onde foi descoberto; a importância daquilo que foi descoberto.

O artigo deve ser escrito com linguagem simples, uma vez que pretende divulgar e esclarecer aspectos científicos, principalmente ao público não especializado.

O artigo é escrito na terceira pessoa do singular e leva um título bem criativo, a fim de estimular o interesse do leitor.

Atualmente, a divulgação científica ocorre em praticamente todos os formatos e meios de comunicação: documentários de televisão, revistas de divulgação científica, artigos em periódicos, websites e blogs. Existem, inclusive, canais de televisão dedicados exclusivamente à divulgação científica, tais como Discovery Channel e National Geographic Channel.


Leitura:

Por que choramos?

“Chorar tem a função de gerenciar o nosso estresse e fazer com que o corpo entre em homeostase, ou seja, sua situação de equilíbrio”, afirma Victor Bigelli de Carvalho, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e também colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Segundo o especialista, da mesma forma que, após uma corrida, o cérebro manda mensagem para o coração baixar a frequência cardíaca e retornar os batimentos do repouso, o choro é importante para voltar ao estado mental basal. Todo ser humano precisa expressar suas emoções de algum modo, sejam elas boas ou ruins, e o choro é exatamente isso: a manifestação dos nossos sentimentos por meio das lágrimas.

Há uma lágrima para cada tipo de situação

Nós temos três tipos de lágrimas com composições químicas diferentes:

ü A primeira é produzida o tempo inteiro, e tem a função de lubrificar os olhos e protegê-los de micro-organismos. Ela é mais líquida e tem mais óleos (ou gorduras) que facilitam essa lubrificação, além de água, sais minerais e proteínas.

ü A segunda é uma lágrima de proteção, que atua como um reflexo derivado de um estímulo. Por exemplo, quando cortamos uma cebola, ou deixamos cair algum objeto sobre os olhos que os deixam irritados. Nesses casos, imediatamente nossos olhos enchem de lágrima para "lavar" a região. Esse tipo de lágrima possui enzimas que ajudam a destruir algumas toxinas e bactérias.

ü A terceira lágrima é a que produzimos quando choramos – são chamadas de lágrimas emocionais. Ela tem alguns hormônios que são responsáveis por deixar o nosso sistema um pouco mais calmo, relaxado. A ocitocina, conhecida como hormônio do amor, também está presente nesse tipo de lágrima. Essa substância, quando liberada, faz com que a gente tenha mais compaixão ou que fique mais apegado a alguém que seja próximo. Além disso, ela inibe – no organismo – os níveis do estresse.

ALVES, Bruna. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/04/chorar-faz-bem-e-e-necessario-para-nossa-saude-mental-entenda-os-motivos.htm. Acesso em 14 out.2025. Adaptado.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta