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[GDK] EFAI - REPORTAGEM - BALEIA ENCALHA NA PRAIA

REPORTAGEM - EF ANOS INICIAIS

REPORTAGEM

BALEIA ENCALHA NA PRAIA

ID: GDK


Você já sabe...

REPORTAGEM (ou MATÉRIA) é uma narrativa que contém não apenas a NOTÍCIA, mas também alguns aspectos anteriores à notícia, como dados de pesquisas, investigações, entrevistas, documentos a respeito do assunto. Geralmente, no meio da reportagem, há fotografias e depoimentos de pessoas envolvidas na matéria. A reportagem é feita para ser publicada em revistas ou jornais escritos, televisivos ou radialistas.

IMPORTANTE: 1) a reportagem vai além da notícia, uma vez que a notícia se esgota (acaba) em si mesma; 2) a notícia, muitas vezes, é o ponto de partida para a reportagem.


LEIA O TRECHO DE UMA REPORTAGEM...


REPORTAGEM contém manchetelinha fina e corpo do texto (como se fossem título, subtítulo e desenvolvimento, respectivamente). A linha fina pode também ser chamada de bigode. A manchete é curta e fácil de entender.


É preciso usar palavras-chave do texto para compor a manchete. A linha fina é um texto mais explicativo do que a manchete – geralmente um fragmento do próprio texto. O corpo do texto é a parte em que se expõem os detalhes e os desdobramentos do assunto. Para melhor organizar a reportagem, por vezes, o repórter separa a matéria em blocos, cada qual com um intertítulo. (Veja acima como isso foi feito, em “Só terra seca”.)


Para compor a reportagem, é preciso seguir um lide jornalístico, e encontrar, preferencialmente no primeiro parágrafo, respostas curtas para: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO? Em seguida, no corpo do texto, são escritos os desdobramentos do assunto.


PRODUÇÃO DE TEXTO: A manchete e da linha fina abaixo são o ponto de partida para sua REPORTAGEM. Há dados importantes para a matéria; acrescente outros – você pode pesquisá-los ou criá-los. Só não vale copiar textos!


   

 

 

SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.