VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - PARÓDIA - TERESINHA DE JESUS

PARÓDIA - EF ANOS INICIAIS

TERESINHA DE JESUS

PARÓDIA

ID: L7K


VOCÊ JÁ SABE...

PARÓDIA é a releitura de um texto, quase sempre, bem conhecido: uma fábula, um conto de fadas, um poema etc. A paródia é uma composição engraçada, com a finalidade de criticar, provocar ou ironizar o texto base. Mas é preciso ter cuidado! Essa releitura não pode ser ofensiva, nem discriminatória. Por vezes, a paródia, além de engraçada, tem caráter educativo.

Na paródia de texto narrativo, é comum ironizar o comportamento de personagens, criar apelidos, manias, além de alterar o lugar, o modo e o tempo em que acontecem as ações. No visual ou no descritivo, traços ou situações que se destacam tornam-se alvos da releitura – por exemplo, se no texto base houver um nariz grande, ele é ainda aumentado.

É possível, a partir de um texto escrito em versos, construir não só uma paródia visual, como também em prosa – e vice-versa.


PRODUÇÃO DE TEXTO: A letra da canção de roda Teresinha de Jesus é a base para sua PARÓDIA, que deverá ser escrita em prosa, ou seja, em texto corrido, distribuído em parágrafos.



Sobre a letra da canção de roda Teresinha de Jesus: é, possivelmente, originária da Ilha da Madeira ou do Portugal rural e cristão do século XIX. Como muitas outras do cancioneiro popular, essa letra não tem autoria conhecida.

A letra apresenta cortes ou variações: em certas localidades, são entoadas apenas as duas primeiras estrofes; em outras, há estrofes diferentes.

IMPORTANTE: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.