Narrar é contar
uma história, que pode ser real ou imaginária, verossimilhante ou fantástica;
as ações podem ser desenvolvidas no presente, no passado ou no futuro.
A trama (a história) deve envolver
personagens, os quais interagem, provocando cenas, em determinado lugar (pátio
do colégio; Buenos Aires etc.) e em determinada época (Natal; maio do ano
passado etc.).
É muito comum haver fragmentos descritivos
ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor aspectos dos
personagens (alto; curioso, tristonho etc.) e dos ambientes (casa destelhada;
jardins floridos, mar agitado etc.).
A NARRATIVA DE AVENTURA privilegia
situações surpreendentes – há enfrentamento, coragem, estratégias para explorar
o desconhecido ou o perigoso. O personagem principal enfrenta desafios e, quase
sempre, conta com a ajuda de personagens secundárias para ser bem sucedido –
pelo menos, é isso o que o leitor espera!
Estrutura do texto narrativo:
üSituação
inicial – apresentação de personagens, tempo e espaço;
üSérie
de complicadores – a primeira ocorrência (que leva os personagens a
interagirem) leva à segunda, que, por sua vez, leva à terceira..., até que...
üClímax
– momento de maior suspense;
üDesfecho
– situação final.
Até o final da narrativa, o quanto
possível, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?,
quando?, onde?, por quê?, e então...
Leia
atentamente o fragmento abaixo, base para a atividade:
CONTEXTUALIZAÇÃO: Após a leitura do
fragmento, sem dúvida, estamos diante de uma situação comunicativa das mais
envolventes. O personagem que faz o relato se refere a “uma aventura de tanto!”
COMANDO: Escreva uma NARRATIVA, em que sejam revelados ao leitor os pormenores
da AVENTURA.