VOLTAR PARA OS TEMAS

[GMU] EFAI - DESCRIÇÃO - MULHER IDOSA

DESCRIÇÃO - EF ANOS INICIAIS

DESCRIÇÃO

MULHER IDOSA

ID: GMU


VOCÊ JÁ SABE...

As descrições são desenhos feitos com palavras, frases, parágrafos inteiros! É preciso observar atentamente aquilo que se pretende descrever: uma careta, o pulo do gato, um viaduto, a lua, a cozinheira, um caminhão batido, uma caixa de remédio etc. Podem ser escritas as características físicas (cor, tamanho, feiura, beleza etc.) e características psicológicas (braveza, bom-humor, antipatia etc.). Coisas, pessoas, animais e cenas podem ser descritas, utilizando-se, principalmente, de substantivos e adjetivos.

Como você já deve ter percebido, ao longo dos textos narrativos (fábulas, contos, lendas), há partes descritivas, que servem para pormenorizar/enriquecer, especialmente, ambientes e personagens. 


QUER LER UMA DESCRIÇÃO?


PRODUÇÃO DE TEXTO: Depois de observar atentamente a fotografia abaixo, você deverá descrever a pessoa idosa e o ambiente em que ela está. Pense que o leitor de seu texto não vai ver a fotografia – ele imaginará a cena como você descrevê-la.



Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-com-foco-seletivo-de-uma-mulher-em-pe-perto-de-uma-planta-verde-2050976/

Acesso em 22/11/2021.


DICAS: Quem é a pessoa idosa? Tem nome? Como é o rosto, a roupa, o chapéu que ela usa? E como são os braços dela? O que sugerem? Será que é divertida? Caridosa? Fofoqueira? O que mais pode ser extraído da cena?





SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.