As descrições são desenhos feitos com palavras, frases, parágrafos inteiros! É preciso observar atentamente aquilo que se pretende descrever: uma careta, o pulo do gato, um viaduto, a lua, a cozinheira, um caminhão batido, uma caixa de remédio etc. Podem ser escritas as características físicas (cor, tamanho, feiura, beleza etc.) e características psicológicas (braveza, bom-humor, antipatia etc.). Coisas, pessoas, animais e cenas podem ser descritas, utilizando-se, principalmente, de substantivos e adjetivos.
Como você já deve ter percebido, ao longo dos textos narrativos (fábulas, contos, lendas), há partes descritivas, que servem para pormenorizar/enriquecer, especialmente, ambientes e personagens.
QUER LER UMA DESCRIÇÃO?
PRODUÇÃO DE TEXTO: Depois de observar atentamente a fotografia abaixo, você deverá descrever a pessoa idosa e o ambiente em que ela está. Pense que o leitor de seu texto não vai ver a fotografia – ele imaginará a cena como você descrevê-la.
DICAS: Quem é a pessoa idosa? Tem nome? Como é o rosto, a roupa, o chapéu que ela usa? E como são os braços dela? O que sugerem? Será que é divertida? Caridosa? Fofoqueira? O que mais pode ser extraído da cena?
SUPER DICA:Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.